Diversidade

‘Chapa Preta’ 100% formada por pessoas negras disputa diretoria do Clube de Criação

Redação Hypeness - 06/10/2021 | Atualizada em - 11/10/2021

Buscando representatividade e diversidade pr’além do discurso, grupo formado por publicitários negros forma a “Chapa Preta” para disputar a diretoria do Clube de Criação. A distância entre discurso e ação motivou a inscrição que promete fazer história em uma categoria tão embranquecida.

A entidade sem fins lucrativos realiza todos os anos um dos festivais de criatividade mais importantes do Brasil. Agora a chapa 100% preta chega para a concorrência que visa aproximar o discurso da ação. “A Chapa nasceu de um incômodo de seus componentes por só verem a diversidade no discurso das empresas e das instituições que dizem os representar”, disse o comunicado da Chapa Preta.

A votação, que acontece no dia 25 de outubro, fica a cargo dos sócios em dia com a anuidade. O grupo deve receber um link para a votação online e escolher entre as duas chapas concorrentes. A chapa eleita deve dirigir a entidade por 2 anos até a votação seguinte. Ainda é possível se cadastrar para integrar a entidade e participar do pleito.

“Até pouco tempo, poucos membros dos júris técnicos e palestrantes do festival promovido pelo Clube eram pessoas pretas. Além disso, o acesso de pessoas pretas como associados não condiz com a realidade salarial do mercado, tampouco com a situação econômica em que o país se encontra”, completa.

A Chapa Preta é formada por duas mulheres nos cargos de presidência e vice-presidência: Joana Mendes e Gabriela Moura. Israel Bastos e Robson Rodriguez ficam responsáveis pela direção administrativa, Epaminondas Paulino e Heitor Caetano pela direção de cultura, Erick Willmer e Jessyca Silva na pela direção de divulgação. Alan de Sá e Renan Damascena são diretores de editorial, Pedro Balle e Thamara Pinheiro, diretores de relações sociais e Marcelo Augusto e Mariana Mendes, diretores secretários.

O Clube de Criação foi fundado em 1975 por publicitários da área de criação para valorizar e preservar a criatividade da propaganda brasileira. Queriam realizar uma premiação que escolhesse o melhor da propaganda feita durante o ano para depois editar esses anúncios em um livro. Nascia assim o Anuário de Criação, um dos mais respeitados e consultados do mundo. Os principais criativos do país são sócios do Clube de Criação.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.