Cientistas descobrem e conseguem fotografar um dos planetas mais jovens já encontrados

Redação Hypeness - 25/10/2021

Uma equipe de cientistas da Universidade do Havaí conseguiu registrar o planeta 2M0437b, considerado um dos planetas mais jovens do universo, em imagens. O objeto celeste já havia sido observado três anos antes, mas somente agora os astrônomos conseguiram fotos de qualidade do chamado planeta-bebê.

– Nuvens de água e temperatura similar com da Terra: detalhes de novo planeta descoberto

2M0437b tem apenas alguns milhões de anos e isso é muito pouco se comparado à maioria dos planetas observáveis e à nossa própria Terra, que tem 4,54 bilhões de anos de idade.

Fotos do 2M0437b, um dos planetas mais jovens já descobertos pela humanidade

O planeta fica a uma distância 100 vezes maior de sua estrela em comparação com o intervalo espacial entre a Terra e o Sol. Entretanto, os pesquisadores estimam que sua temperatura seja altíssima, algo estimado entre 1127 e 1227 graus celsius, algo raro para um exoplaneta.

Leia mais: Cientistas descobrem a galáxia espiral mais antiga do universo (até agora)

“Essa incrível descoberta se soma a uma lista de poucos planetas dessa idade que podemos observar com nossos telescópios”, explica Eric Gaidos, professor da Universidade do Haiti, líder da pesquisa. “Ao analisar a luz desse planeta, podemos dizer algo sobre sua composição e talvez até como tenha se formado seu incrível disco de gás e como ele se porta ao redor de sua estrela”, explica.

Agora, os pesquisadores desejam entender com mais observações se os objetos que circundam o planeta são luas e como ele foi formado. A estrela orbitada pelo 2M0437b é dificilmente vista da superfície terrestre, mas pode ser observável em algumas estações do ano no Havaí, especialmente no período que antecede o nascer do dia, na direção de Aldebaran.

– Maior explosão solar recente está enviando radiação para a Terra e Marte

“Estamos ansioso para novas descobertas e mais estudos detalhados sobre esses planetas com os telescópios que estão sendo desenvolvidos para o futuro”, afirma o astrônomo Michael Liu, que foi co-autor do estudo.