Debate

Como Boulos e Felipe Neto, Castanhari e Nyvi Estephan têm dados alterados em plataforma do SUS

Vitor Paiva - 28/10/2021

Os influenciadores digitais Felipe Castanhari e Nyvi Estephan denunciaram em suas redes sociais que seus cadastros no aplicativo Conecte SUS, do Sistema Único de Saúde, foram alterados, e seus dados passaram a trazer xingamentos e palavras pejorativas. A denúncia ocorreu na quarta-feira, dia 27 de outubro, sugerindo que alguém de dentro do Ministério da Saúde teria alterado as informações no aplicativo, que monitora, entre outras coisas, as etapas da vacina contra a Covid-19: segundo os posts, as alterações ocorreram justamente no Certificado Nacional de Vacinação dos youtubers.

Felipe Castanhari

Castanhari com seu comprovante após tomar a segunda dose © Instagram/reprodução

-Felipe Neto anuncia frente de advogados para defender críticos contra processos de Bolsonaro

“Acaba de rolar algo BIZARRO comigo e com a Nyvi Estephan”, escreveu Castanhari em seu perfil no Twitter. “Algum imbecil que trabalha no Ministério da Saúde alterou ilegalmente nossos dados de cadastro do app Conecte SUS por palavras pejorativas, inutilizando nosso certificado de vacinação!”, afirmou. “Cadê o nome da pessoa que fez essa alteração?”, cobrou o influenciador, marcando o perfil do ministério.

-Desmonte do SUS: decreto anuncia privatização da atenção básica em retrocesso histórico

No caso da apresentadora e influenciadora Nyvi Estephan, a alteração incluiu, segundo tweet, comentários sexistas, que ela apagou do post “por vergonha”, disse. “Reclamei pelas vias tradicionais do app, mas espero uma atenção do Ministério da Saúde”, escreveu Estephan, que pediu aos seguidores que compartilhassem a denúncia.

Nyvi Estephan

Nyvi Estephan é uma das mais populares apresentadoras gamer do mundo © Instagram/reprodução

-Secretário do Ministério da Saúde ignora 75 mil mortos e diz que Brasil é ‘exemplo no mundo’ no combate à covid-19

Em seguida o youtuber Felipe Neto, respondendo à postagem de Castanhari, confirmou ter sofrido a mesma violação. “No meu caso, me mataram”, escreveu. “Estou literalmente morto nos registros oficiais do país”, afirmou Neto, ironizando em seguida o funcionamento do aplicativo e afirmando que o sistema do SUS é “super seguro”. Diversos seguidores comentaram as postagens, sugerindo a formalização das denúncias em boletins de ocorrência na polícia, e comentando a gravidade do ocorrido. “Além de bizarro é um crime. Espero que consigam resolver e o culpado seja punido”, escreveu um seguidor.

-A importância do movimento de mulheres na construção do SUS

Essa não é a primeira vez que esse tipo de situação ocorre dentro do app do SUS: em julho de 2021, o coordenador nacional do MSTS, Guilherme Boulos, denunciou que seus dados haviam sido trocados por “ofensas e xingamentos grosseiros” no sistema, e que a informação sobre a primeira dose da vacina, que ele então havia tomado uma semana antes, tinha sido apagada. Na mesma época, a presidente do PT, Gleise Hoffman, e a ex-deputada federal Manuela D’Ávila, também foram vitimas da mesma situação que Felipe Neto, e apareciam como falecidas dentro do sistema: Hoffman também teve seu apelido alterado para “Bolsonaro” em seu cadastro.

O cadastro alterado de Gleisi Hoffmann no SUS

O cadastro alterado de Gleisi Hoffmann no SUS © Reprodução

-Flávia Viana e influencers receberam R$ 23 mil do governo para promover tratamento precoce

Em nota, o Ministério da Saúde à época respondeu que as alterações haviam sido feitas por “uma pessoa credenciada para utilizar o sistema de cadastro de dados. Cabe esclarecer que já foi solicitado o bloqueio da credencial usada nestas ações”, concluiu o comunicado.

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.