Debate

Comportamentos que mulheres mudam por medo de não serem compreendidas por homens

Redação Hypeness - 19/10/2021 | Atualizada em - 22/10/2021

O ato de se empoderar dificilmente acontece desde cedo entre as mulheres. Ao longo da vida, aprende-se que não é preciso corresponder às vontades e desejos alheios para agradar homens. No entanto, até que essa hora chegue, traumas, frustrações e outras bagagens emocionais deixam marcadas as caminhadas femininas. 

– Machismo: personal se diz ‘surpreendida’; após bronca por ‘shorts curto’; em academia

Atire a primeira pedra a mulher que nunca mudou seu comportamento em menores ou maiores circunstâncias porque achou que precisava ser diferente para agradar os outros. Ou, quem sabe, para se proteger de possíveis episódios de assédio ou até mesmo abuso sexual. Afinal de contas, uma saia curta ou um decote ousado podem ser determinantes para que você seja responsabilizada por ser violentada.  

Em um tópico no Reddit, mulheres se reuniram para contar quais comportamentos inocentes elas tiveram que mudar com medo dos julgamentos masculinos. Os exemplos mostram como situações opressoras são diárias e constantes.

Aprendi a não fazer uma pergunta ou elogiá-los. Mas o pior é quando eu vou pegar o meu carro sozinha e no escuro. Um dia, eu havia saído e estava usando roupas fofas e meio reveladoras. Um cara me seguiu da estação de trem até onde eu estacionei (cerca de 10 minutos de distância) e, quando entrei no carro, ele começou a gritar comigo por tê-lo ‘enganado’. Não tínhamos nos falado, mas fizemos contato visual algumas vezes durante a viagem de uma hora de trem, o que parece ter sido o suficiente para ele.

– 5 mulheres feministas que fizeram história na luta por equidade de gênero

A ideia de ficar em forma. Muitos homens pensam que as mulheres se exercitam apenas para impressioná-los. É como se fosse um convite para atenção não solicitada.

Se eu tiver que pegar algo do chão, dobro minhas pernas e me agacho para fazer isso de forma que não pareça que eu estou me exibindo, embora fosse muito mais fácil apenas me curvar.

Aos poucos, parei de ir à nossa comunidade local de jogos de tabuleiro depois que várias pessoas insinuaram que eu estava fazendo isso para chamar a atenção dos homens e encontrar um ‘namorado nerd’. Isso foi muito chato porque eu realmente amava jogos de tabuleiro.

Não como mais bananas em público.

Não aceito mais nenhum favor de homens. Sem caronas, sem cafés…. É uma droga.

Não digo a nenhum cara que acabei de conhecer que gosto de games, especialmente se sei que eles também são jogadores. Ainda existe esse estereótipo na comunidade gamer de que mulheres que jogam são uma raridade ou não são realmente gamers, apenas uma vagabunda tentando chamar a atenção masculina. Então, se eu menciono que jogo desde o início, geralmente recebo uma de duas respostas: ou o cara continua batendo em mim implacavelmente ou eu recebo o Quiz Gamer. Qualquer mulher que joga sabe exatamente o que é o Quiz Gamer.

– Preenchimento da vagina: além de perigoso, procedimento estético reforça machismo

Mostrar qualquer tipo de preocupação por um cara. É como se um amigo homem seu estivesse triste e você tentasse ser uma boa amiga ao confortá-lo. Isso é visto como flerte de alguma forma.”

Eu trabalho com comércio. Então, eu tive que parar de usar maquiagem, parar de sorrir e parar totalmente de ser educado. Porque assim que eu sorrio e digo “como você está hoje?” Ouvi dizer que ele vai ‘me levar para jantar fora e me colocar em uma calcinha rendada’, e depois vai até meus colegas de trabalho para saber que horas eu saio.

Eu sou atendente e parei de usar maquiagem e de sorrir. Parei de ser totalmente educada também e tudo porque sempre que eu sorria e dizia: ‘Olá, como você está hoje?’ eu ouvia que ele “iria me levar para jantar e me dar calcinhas de renda” e depois ia perguntar para os meus colegas que horas eu sairia.

 

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.