Debate

Crianças yanomami morrem afogadas após serem sugadas por máquinas de garimpo ilegal

Redação Hypeness - 15/10/2021

Nessa semana, a Hutukara Associação Yanomami denunciou que duas crianças yanomami, de cinco e sete anos, morreram por conta de uma máquina de sucção utilizada em um garimpo ilegal na comunidade Makuxi Yano, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

– Garimpeiros avançam e desmatamento em terras indígenas aumenta 59% durante a pandemia

Garimpo ilegal avança na Terra Indígena Yanomami; autoridades fazem vista grossa ao ataque aos povos originários

Segundo a nota, publicada por Dario Kopenawa, as crianças foram sugadas no rio. O corpo de uma delas foi encontrado e, agora, os indígenas e os bombeiros procuram o corpo.

– Governo federal nomeia condenado pela morte do índio Galdino para cargo de chefia na PRF

A morte das duas crianças yanomamis é mais um triste resultado da presença do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, que segue invadida por mais de 20 mil garimpeiros”, lamentou a Hutukara, na nota.

O Fórum de Lideranças da Terra Indígena Yanomami se reuniu em setembro para trazer a voz da floresta, e já dissemos: o aumento da atividade garimpeira ilegal na Terra Indígena Yanomami está se refletindo em mais insegurança, violência, doenças, e morte para os Yanomami e Ye’kwana. As autoridades brasileiras precisam continuar atuando para proteger a Terra-Floresta, e impedir que o garimpo ilegal continue ameaçando nossas vidas“, afirmou Dário Vitório Kopenawa Yanomami no seu comunicado.

O episódio marca mais um triste capítulo da batalha dos povos indígenas amazônicos contra a invasão de suas terras pelos garimpeiros.

– RO autoriza garimpo com uso de mercúrio e ignora riscos aos rios e indígenas

Confira a nota na íntegra:

A Fundação Nacional do Índio (Funai) afirmou que está acompanhando o caso e está em contato com as comunidades indígenas. Autoridades do governo de Roraima afirmaram que irão investigar o caso.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Twitter/Dario Kopenawa


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.