Ciência

Dente gigante do maior tubarão que já existiu é encontrado por mergulhador nos EUA

Redação Hypeness - 19/10/2021

Você já ouviu falar do megalodonte, o maior tubarão da história? Nessa semana, o caçador de fósseis Michael Nastasio, da Flórida, nos EUA, encontrou uma presa do animal na costa de seu estado. E só o tamanho do dente desse tubarão enorme já assustador.

– Fósseis de milhões de anos são achados sem querer por guarda-florestal na Califórnia

megalodonte

Caçador de fósseis encontrou um dente de megalodonte depois de dez anos procurando por resquícios do gigante das águas

Megalodonte, um tubarão gigante

O Megalodonte viveu até 3 milhões de anos atrás e seu comprimento era estimado entre 10 e 18 metros de comprimento, ou seja, algo como duas baleias orcas ou uma baleia jubarte. O animal era considerado um grande predador do mundo antigo, mas acabou extinto por diversos fatores e, segundo alguns pesquisadores, seu desaparecimento pode ter ocorrido pelo surgimento de um animal menor e mais ágil: o tubarão branco.

– 21 animais que você não imaginava que existiam de verdade

“Para algumas espécies, pode ter sido principalmente o clima. Para outras, a extinção daqueles que foram extintos primeiro. Para outras, a evolução de novas espécies após algumas terem entrado em extinção (por competição). Para outras, uma combinação de tudo isso”, explica Tom Deméré, curador de paleontologia do Museu de História Natural de San Diego, à National Geographic.

megalodonte

Reconstrução do tamanho estimado do tubarão megalodonte com base em sua arcada dentária; animal era considerado um grande predador dos mares durante sua existência nos oceanos.

Outras teorias também apontam que a escassez de animais para predação também foi a causa do desaparecimento do Megalodonte. Isso porque o animal se alimentava de presas enormes, como é possível ver por seus dentes gigantes encontrados pelo mergulhador da Flórida:

– DNA mais antigo do mundo é descoberto e aponta para origem de mamutes na Sibéria

Em um vídeo no Facebook, o caçador de fósseis afirmou que estava muito animado. “Eu estou tão feliz agora que estou literalmente tremendo até agora”, disse. “Foi o último que encontrei na correnteza e eu o vi logo no começo de meu mergulho. O dente mede cerca de 15,6 centímetros”, completou Michael Nastasio.

Os fósseis de megalodonte são relativamente comuns e já foram encontrados em todos os continentes do mundo, com exceção da Antártida.

 

Publicidade

Fotos:  Destaques e Foto 1: Reprodução/Facebook Foto 2: Luis Alvaz sob licença Creative Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.