Arte

Dia do Nordestino: programação especial celebra presença do nordeste no cinema

Redação Hypeness - 07/10/2021

O Dia do Nordestino é celebrado em 8 de outubro em todo o Brasil. A data, que celebra a população do nosso melhor país, surgiu como uma homenagem ao nascimento do poeta e compositor Catulo da Paixão Cearense (1863 – 1946), autor de canções como “Luar do Sertão”, eternizada na voz e na sanfona de Luiz Gonzaga.

Para comemorar mais do que a data, mas a necessária presença de nordestinos no cinema, o Telecine Cult apresenta especial com filmes que têm o Nordeste como cenário ou que contam com o olhar de diretores da região.

Confira e marque na agenda o dia 8 de outubro:

11h40
Cabra Marcado Para Morrer (1983)

Executado em 1962, João Pedro Teixeira foi um líder político que lutava pelos direitos dos camponeses paraibanos. Dois anos após sua morte, um filme sobre Teixeira começou a ser rodado, mas foi interrompido pelo golpe militar. Passado o período de repressão, Eduardo Coutinho decide retornar às filmagens. Ele vai em busca da viúva Elizabeth Teixeira e dos dez filhos deixados pelo patriarca assassinado. Dessa vez, o cineasta também retrata os efeitos do regime militar para os camponeses.

13h50
Vidas Secas (1964)

Baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos. Em meio à seca que assola o Nordeste na década de 1940, Fabiano e sua família atravessam o sertão em busca de uma vida melhor. É quando eles encontram as terras do fazendeiro Miguel, onde ficam trabalhando por um tempo. Indicado à Palma de Ouro em Cannes, a obra de Nelson Pereira dos Santos faz parte do Cinema Novo Brasileiro, movimento popularmente conhecido pelo lema “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”.

​​
15h40
Deus E O Diabo Na Terra Do Sol (1964)

Manoel (Geraldo Del Rey) é um pobre sertanejo que, num momento de revolta, mata o coronel que não cumpriu o combinado sobre a partilha de um gado. Obrigado a fugir, ele e sua esposa Rosa se unem a um grupo religioso enquanto entram na mira do assassino de aluguel Antônio das Mortes. Obra-prima de Glauber Rocha, o filme indicado à Palma de Ouro em Cannes é um dos grandes marcos do Cinema Novo Brasileiro.

17h50
O Dragão Da Maldade Contra O Santo Guerreiro (1969)

De Glauber Rocha, a obra é uma das mais simbólicas do Cinema Novo Brasileiro. Ela acompanha Antonio das Mortes (Maurício do Valle), personagem apresentado em “Deus e o Diabo na Terra do Sol”. Na trama, o matador de aluguel aceita eliminar um grupo de cangaceiros que promoveu uma invasão ao Jardim das Piranhas. No entanto, uma revelação sagrada acaba fazendo com que o sertanejo reavalie suas prioridades. Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

19h40
Bacurau (2019)

No sertão brasileiro, a comunidade de Bacurau acaba de perder dona Carmelita, uma moradora respeitada por todos. Teresa (Bárbara Colen) chega à cidade para o velório e encontra Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino) e outros moradores de quem é próxima. Logo, estranhos episódios começam a acontecer e o povoado desaparece dos mapas online. O fora da lei Lunga (Silvero Pereira) então é chamado para ajudar seus conterrâneos a protegerem sua terra. Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes. Dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles.

22h
Aquarius (2016)

Jornalista aposentada, viúva e mãe de três filhos adultos, Clara (Sonia Braga) vive há muitos anos em um antigo edifício na Praia da Boa Viagem. Querendo fazer do local um novo empreendimento, uma construtora tenta de todas as formas comprar o apartamento de Clara, que é a única moradora que se recusa a vender. Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Todos os filmes estão também disponíveis no catálogo da plataforma de streaming do Telecine, que oferece 30 dias de acesso grátis para novos usuários. Aproveite a programação e feliz Dia do Nordestino.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.