Arte

Edital seleciona artistas do Brasil para ilustrar relatório que será apresentado na ONU

Redação Hypeness - 18/10/2021

O edital Olhares do Brasil, organizado e promovido pelo Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH), está selecionando artistas brasileiros para ilustrar um relatório que terá como tema a questão dos direitos humanos e será apresentado na Organização das Nações Unidas (ONU).

Edital pode colocar a sua arte na ONU

O projeto tem como objetivo divulgar artistas brasileiros/as que abordam temas relacionados a direitos humanos em suas obras. O IDDH é parceiro do Coletivo RPU Brasil, que reúne diversas organizações que monitoram a questão dos direitos humanos com o fim de alimentar a Revisão Periódica Universal de Direitos Humanos das Nações Unidas.

A partir desse monitoramento, o coletivo elabora relatórios para falar sobre violações de direitos humanos no nosso país que serão compilados para tratar do tema ao redor do planeta. “No próximo ano, o Coletivo RPU Brasil irá apresentar 10 relatórios na Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU e queremos aproveitar a oportunidade para divulgar artistas do Brasil que também trabalham para dar visibilidade à situação dos direitos humanos no país”, afirma através de comunicado Fernanda Lapa, Diretora-Executiva do IDDH.

São diversos os temas que serão abordados nos relatórios. Serão abordadas questões como saúde sexual e reprodutiva, orientação sexual e identidade de gênero, discriminação contra as mulheres, violência contra as mulheres, liberdade religiosa, povos indígenas, meio ambiente e mais. “Com o edital, queremos contemplar a pluralidade de olhares para temas tão sensíveis que irão somar ao conteúdo preparado pelo Coletivo”, comenta Lapa.

Os relatórios serão exibidos na ONU, mas também ficarão disponíveis para download gratuitamente no site da RPU e na Plataforma RPU Brasil. Para se inscrever no edital, Olhares do Brasil é só enviar suas obras por esse formulário até o dia 25 de outubro. Para participar, basta ser uma pessoa física, com naturalidade brasileira e trabalhar com artes visuais.

O resultado do edital será publicado no dia 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.