Inspiração

Ela levantou um alerta importante sobre mastite e a importância de escutar a intuição

Redação Hypeness - 29/10/2021

Tyler-Marie Oates, 28, recentemente compartilhou um vídeo TikTok de um coágulo de leite que se encontrava enquanto ela estava amamentando sua filha. “Caso seu parceiro ou parceira não acredite em você quando disser que você está com um duto entupido e doendo, mostre isso a eles”, diz a legenda. “Eu tive mastite e este foi um dos muitos coágulos pelos passei.”

Oates, cujo vídeo foi visto mais de 10 milhões de vezes, disse ao BuzzFeed que sabia que algo estava errado em abril de 2020, três semanas depois que ela deu à luz sua filha, quando ela começou a desenvolver sintomas semelhantes aos da gripe.

O boletim boletim médico creditou os sintomas à exaustão típica dos pais de recém-nascidos, e ela foi parar no pronto-socorro quando a febre alta e a dificuldade de bombear o leite materno a fez suspeitar que ela pode ter mastite.

Tyler-Marie Oates está encorajando outras mães a ouvirem seus corpos depois que ela desenvolvida por causa de um duto de leite entupido

A mastite, que costuma afetar mulheres que amamentam, é uma inflamação do tecido mamário e, às vezes, envolve uma infecção. Essa condição resulta em dor, inchaço, calor e vermelhidão nas mamas.

Oates compartilhou suas preocupações com os médicos do pronto-socorro, no entanto, o desenvolvimento da infecção ainda estava em seu estágio inicial e sua mama ainda não havia inchado ou avermelhado. Então, os médicos fizeram exames de sangue, duas tomografias, duas ressonâncias magnéticas de sua coluna para verificar possíveis complicações causadas pela anestesia epidural e um teste de Covid.

 

Tudo deu negativo. Por causa disso, o médico não viu nenhuma razão para acreditar na intuição da lactante e seguir um processo de internação ou observação. 

Durante a noite, Tyler-Marie começou a piorar e começou a ter febre alta novamente.

Para entender melhor esta condição, uma médica Iris Gorfinkel explica que é preciso começar destacando que, quando a mulher tem um filho, o leite materno não sai de uma só vez. “Na verdade, pode levar de 3 a 4 dias para chegar. E até então, o seio da mulher tem uma aparência macia (Há um fluido misterioso que sai dele chamado colostro. Poucas pessoas podem realmente ver ou sentir, mas esse é o primeiro leite materno que sai.), Mas então os seios passam de uma sensação dessa macios e vazios para extremamente cheios, às vezes até mesmo desconfortavelmente cheio. Durante todo esse tempo, o bebê está sugando, e essa sucção aciona o seio da mãe para fazer mais leite e também esvazia esse seio ”, explicou Gorfinkel ao Bored Panda.

“Mas o problema é que às vezes a sucção do bebê não é suficiente para esvaziar totalmente a mama. Esse é o mais comum logo no começo – depois que a gente tem um bebê, e o leite sai no terceiro ou quarto dia, por isso cuidado, o seio pode ficar duro como um tijolo, pode ficar muito pesado e isso na verdade, torna mais difícil para o bebê esvaziá-lo.

A mama cheia está em risco de desenvolver mastite. “’Isso significa apenas inflamação no tecido mamário”, explicou Gorfinkel.  “Um dos primeiros sinais é febre, calafrios e suores. A mãe se sente mal e sabe que isso é diferente. Não é o mesmo que suar um pouco depois de ter um bebê. Na verdade, são calafrios. Mais tarde, quando a mulher fica nua na frente do espelho e olha para o seio, muitas vezes consegue ver uma área vermelha em formato de círculo no seio. E se você sentir, é quente e sensível, e está bastante inchado.

Gorfinkel ainda ressalta que uma mastite vem diretamente da bactéria que normalmente coloniza o mamilo e a auréola, ou da bactéria na boca do bebê. “Não é uma questão de um cuidado especial em todos os casos, mas às vezes pode ser o caso também. Outras vezes, a mulher faz tudo certo, mas há muito leite e é muito difícil esvaziar o seio.

Segundo a médica, regra da amamentação é manter esse leite em movimento. “Se ele não se mover, existe o risco de bloqueio um duto.”

@tylermarieoates Amamentação não é por uma semana #HowIBathAndBodyWorks #MyTeacherWins #ChimeHasYourBack #mastitis #breastfeeding #medical #medicaltiktok #gross ♬ som original – tylermarieoates

Publicidade

Fotos / Tyler-Marie Oates

Reprodução / Boredpanda


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.