Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A emergência climática é tão real e preocupante que o número de dias extremamente quentes, em que a temperatura atinge a marca dos 50ºC, dobrou desde os anos 1980.
De acordo com uma análise da BBC, entre 1980 e 2009, as temperaturas ultrapassaram os 50ºC por cerca de 14 dias por ano, mas aumentou dramaticamente para 26 dias por ano entre 2010 e 2019.
O calor extremo pode ser mortal para os humanos, transformando terras agrícolas em terras áridas, destruindo a natureza e devastando edifícios, estradas e usinas de energia.
Os países do Oriente Médio e do Golfo foram os mais afetados pelo aumento das temperaturas até agora, mas o Met Office alertou que a Europa poderia experimentar o mesmo em breve, após o recorde de temperaturas de 48,8° C em Siracusa, na Sicília.
De acordo com novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas Globais da Organização das Nações Unidas, lançado no começo de agosto, o Centro-Oeste do Brasil, deve apresentar o maior aumento na temperatura do País, com elevação da frequência e da intensidade das ondas de calor, além de períodos secos mais prolongados, como acontece no leste da Amazônia e da região Nordeste. Na região Centro-Sul, as mudanças serão sentidas no aumento e intensidade das chuvas.
O Dr. Friederike Otto, diretor associado do Instituto de Mudança Ambiental da Universidade de Oxford, disse: “O aumento pode ser 100% atribuído à queima de combustíveis fósseis”.
Os cientistas estão pedindo uma ação urgente dos líderes mundiais na próxima cúpula da ONU, que deve acontecer em Glasgow, na Escócia, em novembro.
“Precisamos agir rapidamente. Quanto mais rápido cortarmos nossas emissões, melhor seremos para todos ”, diz o Dr. Sihan Li, pesquisador do clima da Escola de Geografia e Meio Ambiente da Universidade de Oxford.
O professor Peter Stott, especialista em clima do Met Office, disse: “A mudança climática está tornando os extremos do clima relacionados ao calor mais intensos e, quando pensamos nessas temperaturas recorde, a chance de quebrar recordes de temperatura – ou chegar perto de quebrar recordes – aumentou muito.
“Não podemos dizer exatamente quando é provável que aconteça, mas a Europa precisará se preparar para a eventualidade de novos recordes serem quebrados com temperaturas acima de 50C sendo possíveis no futuro, provavelmente perto do Mediterrâneo, onde a influência do calor o ar do Norte da África é o mais forte. ”
De acordo com o Met Office, a temperatura média aumentou cerca de 1,1 ° C desde o final de 1800 – com algumas áreas subindo mais.
Publicidade
Um dos aspectos mais dramáticos do contexto pandêmico atual não está na doença em si, mas sim, justamente em tudo...
2022 é ano de eleição e mais uma vez temos a chance de dar rumos melhores depois de quatro anos de catástrofe...
A necessidade de se abandonar o uso de plásticos descartáveis, como colheres e canudos, é urgente, e por isso uma...
Mais do que uma melhoria, o controle no uso de agrotóxicos na produção agrícola, pecuária ou extrativista é uma...
Após saírem às ruas para protestar contra o governo Talibã, as mulheres afegãs tomaram as redes sociais com a...
O chefe de cozinha Henrique Fogaça confirmou em entrevista à Veja que em 2022 irá inaugurar o Instituto Olivia, uma...
Enquanto os EUA abandonam o Acordo de Paris e deixam o mundo em pavor ao não mais se comprometerem pela redução da...
Sendo um festival verdadeiramente amplo, que visa debater a atuar sobre a cultura contemporânea e o mundo hoje –...
Física é uma ciência exata. Logo, as unidades de medida também são – um quilo é um quilo e não tem o que...