Futuro

Emergência climática dobrou dias com mais de 50º C desde os anos 1980

Redação Hypeness - 01/10/2021 | Atualizada em - 04/10/2021

A emergência climática é tão real e preocupante que o número de dias extremamente quentes, em que a temperatura atinge a marca dos 50ºC, dobrou desde os anos 1980.

De acordo com uma análise da BBC, entre 1980 e 2009, as temperaturas ultrapassaram os 50ºC por cerca de 14 dias por ano, mas aumentou dramaticamente para 26 dias por ano entre 2010 e 2019.

Emergência climática dobrou dias com mais de 50º C desde os anos 1980

O calor extremo pode ser mortal para os humanos, transformando terras agrícolas em terras áridas, destruindo a natureza e devastando edifícios, estradas e usinas de energia.

Os países do Oriente Médio e do Golfo foram os mais afetados pelo aumento das temperaturas até agora, mas o Met Office alertou que a Europa poderia experimentar o mesmo em breve, após o recorde de temperaturas de 48,8° C em Siracusa, na Sicília.

De acordo com novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas Globais da Organização das Nações Unidas, lançado no começo de agosto, o Centro-Oeste do Brasil, deve apresentar o maior aumento na temperatura do País, com elevação da frequência e da intensidade das ondas de calor, além de períodos secos mais prolongados, como acontece no leste da Amazônia e da região Nordeste. Na região Centro-Sul, as mudanças serão sentidas no aumento e intensidade das chuvas.

O Dr. Friederike Otto, diretor associado do Instituto de Mudança Ambiental da Universidade de Oxford, disse: “O aumento pode ser 100% atribuído à queima de combustíveis fósseis”.

Os cientistas estão pedindo uma ação urgente dos líderes mundiais na próxima cúpula da ONU, que deve acontecer em Glasgow, na Escócia, em novembro.

“Precisamos agir rapidamente. Quanto mais rápido cortarmos nossas emissões, melhor seremos para todos ”, diz o Dr. Sihan Li, pesquisador do clima da Escola de Geografia e Meio Ambiente da Universidade de Oxford.

O professor Peter Stott, especialista em clima do Met Office, disse: “A mudança climática está tornando os extremos do clima relacionados ao calor mais intensos e, quando pensamos nessas temperaturas recorde, a chance de quebrar recordes de temperatura – ou chegar perto de quebrar recordes – aumentou muito.

“Não podemos dizer exatamente quando é provável que aconteça, mas a Europa precisará se preparar para a eventualidade de novos recordes serem quebrados com temperaturas acima de 50C sendo possíveis no futuro, provavelmente perto do Mediterrâneo, onde a influência do calor o ar do Norte da África é o mais forte. ”

De acordo com o Met Office, a temperatura média aumentou cerca de 1,1 ° C desde o final de 1800 – com algumas áreas subindo mais.

Publicidade

Fotos Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.