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Uma palavra escrita e uma pincelada visual brilhante são os ingredientes necessários para a criação de logotipos impactantes. Comunicar uma ideia, um sentimento, uma intenção com somente uma palavra tornada em imagem é o melhor trabalho de um designer e, como mostra a série logos tipográficos criados pelo designer holandês Sander Flink, muitas vezes o diferencial de um trabalho visual pode ser até mesmo o que não está lá: o espaço entre uma letra e outra pode ser o campo para melhor comunicar o que o logo quer dizer.
“Afiado”
-Designer revela fontes usadas nem logos das principais marcas do mundo
É o chamado “espaço negativo”, compreendido nas artes visuais e no design como a área ao de objetos ou letras em uma foto ou imagem. Também conhecido como “espaço branco” tal área é comumente utilizada para sublinhar formas, dimensões ou profundidades, utilizando o “fundo” da imagem com uma função determinada. O espaço entre uma letra “E” e um “X”, por exemplo, cria o desenho de uma seta no clássico logo da Fedex, em uma excelente demonstração de como o uso dessa técnica pode agregar a uma simples palavra.
“Lento”
“Mágica”
“Quatro”
-Artista espalha logo de marcas famosas usando o seu produto como tinta
Sander prefere chamar as criações para sua série de “wordmark” que, em tradução livre, seria algo como “marca nominativa” ao invés de logotipo, e escolhe algumas palavras em princípio comuns para criar objetos visuais no espaço negativo e criar uma representação para cada palavra. A palavra “Sharp”, por exemplo, que em português quer dizer “afiado”, ganhou a imagem de uma faca entre as letras “R” e “P”. A palavra “Slow”, que se traduz como “lento” ou “lenta”, forma uma lesma entre as letras “L” e “O”. Já a palavra “Explode”, que significa “explodir”, forma o cogumelo de uma explosão gigante no espaço negativo entre as letras “O” e “D”.
“Explodir”
“Lagarto”
“Templo”
-A história por trás da foto que originou o logo da NBA
Um dos mais emblemáticos exemplos do uso do espaço negativo é o logo da rede de supermercados Carrefour: muitas pessoas levam anos para enxergar a letra “C” formada pelo vão entre as setas estilizadas em vermelho e azul, mas uma vez percebida a letra nunca mais deixará de ser vista. Segundo o designer holandês, seu método consiste em justamente procurar essas imagens “escondidas” no vão entre as letras: após escolher uma palavra e digitá-la no Adobe Illustrator utilizando uma fonte sem serifa como Nimbus Sans Bold, ele então passa a “esculpir” o espaço em busca da imagem – que, uma vez encontrada, jamais desaparecerá.
“Ilusão”
“Viagem”
“Esquilo”
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