Reverb

Esta sonata de Mozart acalma o cérebro e pode ajudar a reduzir sintomas de epilepsia

Redação Hypeness - 15/10/2021 | Atualizada em - 19/10/2021

Ouvir apenas 30 segundos de uma música de Mozart acalma áreas do cérebro e pode prevenir convulsões em pessoas com epilepsia resistente a medicamentos, revela um novo estudo. Os pesquisadores descobriram que a “Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K 448)” pode ter o poder de reduzir os picos de atividade elétrica associados à epilepsia no cérebro.

Pessoas que ouviram essa grande composição da música clássica tiveram aumentos substanciais em seus efeitos terapêuticos, descobriram as pesquisas.

A peça para “quatro mãos”, escrita em 1781, veio à tona pela primeira vez no início dos anos 1990, quando um estudo descobriu que ouvir a sonata de Mozart levou a um aumento na habilidade de raciocínio espacial.

Esse resultado, que ficou conhecido como Efeito Mozart, foi estudado em uma variedade de campos nas últimas décadas – incluindo a epilepsia.

Neste estudo, os pesquisadores usaram eletroencefalogramas em 16 adultos com epilepsia resistente a medicamentos enquanto ouviam uma série de clipes de 15 ou 90 segundos – incluindo a peça de Mozart.

Ouvir K 448 foi associado a uma redução média de 66,5% no número de picos de atividade elétrica associados à epilepsia em todo o cérebro. Essas reduções foram encontradas em maior medida nas coágulos frontais esquerdo e direito do cérebro, partes do cérebro envolvidas na regulação das respostas emocionais.

A única sonata de Mozart para dois pianos foi escrita aos 25 anos para Josepha von Auernhammer, uma de suas alunas mais promissoras, que se tornou uma das principais pianistas e compositoras da Áustria. Os resultados foram publicados na revista Scientific Reports.

Ouça a famosa música de Mozart no vídeo abaixo:

 

Publicidade

Destaque Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.

Especiais