Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Toda onda sonora possui um desenho e, apesar de se tratar de força invisível, tal energia é capaz de afetar e até mesmo alterar coisas materiais. Mas como podemos enxergar uma onda sonora propriamente, e não somente sentir seus efeitos sobre nós e as coisas? Para responder tal desafio aparentemente impossível, basta um pouco de água, um punhado de sal e, claro, som: foi para isso que o compositor australiano Kim Moyes se juntou ao artista e cineasta australiano Josef Gatti e ilustrar, de forma visível e verdadeiramente tocante, o desenho das ondas sonoras.
A parte com água do experimento foi feita com um falante de baixa frequência
Para o “desenho” sonoro com sal o experimento usou uma máquina de alta frequência
-Ouvir desenhos na pele? Sim, as tatuagens sonoras já são uma realidade
O experimento foi realizado para a série Phenomena, da ABC Science, departamento de ciências da Australian Broadcasting Company, empresa de rádio e TV do país, e contou também com uma caixa de som de baixa frequência e um aparelho mecânico de alta frequência, além dos ingredientes citados, para sua realização. Uma vasilha com água foi posicionada sobre a caixa de baixa frequência e, a partir da vibração do estímulo sonoro, o líquido foi sendo alterado – desenhado em diferentes padrões e figuras geométricas em sua superfície.
-Escute um quadro de Kandinsky pelo novo projeto do Google que nos permite ouvir cores
O mesmo ocorre com o sal, espalhado sobre o mecanismo de alta frequência, formando os mais incríveis desenhos a partir da vibração e da energia das ondas sonoras: cada padrão se transforma junto com mudanças como volume e tonalidade no som. O resultado é tão incrível, belo e harmonioso que parece não ser real, mas sim um efeito especial ou animação realizada digitalmente sobre o vídeo. Mas não: trata-se simplesmente da força das ondas sonoras em suas infinitas variações incidindo sobre os materiais.
As ondas sonoras de baixa frequência na água fazem desenhos de todo tipo – inclusive simétricos
Dependendo da frequência, o desenho na água perde a ordem e se torna mais caótico
Certa frequência faz com que o desenho lembre o de uma piscina “comum”
-Técnica de pintura inovadora usa água como suporte para arte
“Ondas são energia em movimento. Elas transportam impulso e informação pelo universo. Elas estão por toda parte, em ondas de luz, do mar, de som, e muitas outras”, diz a narração do vídeo, que, através dos desenhos, revelam “a natureza e a forma das ondas sonoras”. A descrição do programa Phenomena oferece a dimensão do efeito que o experimento, ao fim, nos provoca: “Arte e ciência se encontrando para nos levar em uma jornada psicodélica pelas estruturas do universo, explorando as forças da natureza que criam o universo como conhecemos”.
O desenho com sal segue o mesmo padrão sobre superfície em máquina de alta frequência sonora
As mudanças sonoras criam desenhos precisos
Os desenhos em sal feito com ondas sonoras de alta frequência criam verdadeiras mandalas
Publicidade
Aquela dose semanal de arte e cultura está de volta com dicas cremosas e crocantes. Destaque para o show da cantora...
Depois de dois anos de pausa, o Lollapalooza voltou ao Autódromo de Interlagos para uma das maiores edições nestes...
Artistas novos surgem a todo momento e tenho um vício particular em ficar de olho nas novidades da música que surgem...