Diversidade

Família com 15 membros albinos reclama recorde mundial e fala sobre preconceito

Redação Hypeness - 15/10/2021 | Atualizada em - 19/10/2021

Uma família anglo-asiática com 15 membros albinos está se candidatando para ser formalmente reconhecida pelo Guinness como a maior família de albinos do mundo.

O paquistanês Aslam Parvez, 64, e sua esposa Shameem, 65, do sudoeste da Inglaterra, nasceram com albinismo oculocutâneo, uma condição que afeta a pigmentação da pele, cabelo e olhos. Este tipo de condição é transmitida quando uma criança recebe duas cópias do gene do albinismo, uma do pai e outra da mãe – e todos os seis filhos de Aslam e Shameem herdaram a doença.

O irmão de Aslam também tem albinismo, assim como três de seus cinco filhos ainda vivos. A irmã de Shameem, que morreu jovem, também tinha albinismo. Dois dos irmãos de Shameem e Aslam que não têm albinismo, mas carregam o gene, também deram à luz três crianças albinas, elevando o número total de membros vivos da família com albinismo para 15.

A família espera ser reconhecida pelo Guinness World Record como a maior família albina do mundo. O recorde é atualmente detido em conjunto por duas famílias do Canadá e dos Estados Unidos, cada uma com quatro irmãos com albinismo.

De acordo com o NHS, o albinismo oculocutâneo é transmitido em um padrão de herança autossômica recessiva. Isso significa que a criança precisa obter duas cópias do gene do albinismo (uma de cada pai) para herdar a doença.

Se ambos os pais forem portadores do gene, há uma chance em quatro de seu filho ter albinismo e 50 por cento de chance de seu filho ser portador – e ter chance de transmitir o gene.

Quando Aslam tinha 11 anos, sua família mudou-se do Paquistão para o Reino Unido e, mais tarde, ele e seu irmão foram casados ​​com Shameem e a irmã dela – ambas com albinismo. Isso significava que havia dois casais em que ambos os parceiros eram albinos, então eles passaram o gene para seus filhos.

Aslam e Shameem deram as boas-vindas às crianças Naseem Akhtar, 42, Ghulam, 40, Haider 38, Muqadas, 36, Musarat, 30, e Mohammed, 27. Os cinco mais novos são todos parcialmente cegos, o que é comumente ligado ao albinismo.

Preconceito contra albinos

Naseem, mãe de três filhos, que mora em Devon, disse que a vida foi difícil enquanto cresciam porque eles eram vistos como diferentes e xingados na rua – mas agora ela diz que a família tem orgulho de sua identidade.

“Ao longo de nossas vidas, minha família suportou muito bullying e discriminação pela nossa aparência e quem somos, além de ter que lidar com a perda de visão”, conta. “Como família, nunca nos encaixamos na comunidade – colocavam cocô de cachorro na soleira da porta, nossas janelas eram quebradas e até uma vez colocaram fogos de artifício pela caixa de correio. Mas agora estou orgulhoso de quem somos – as pessoas sempre terão coisas a dizer, mas você não precisa ouvir”.

Naseem conta ainda que tem paixão por educar as pessoas sobre essa condição. Ela acredita que através do conhecimento elas possam entender o que é o albinismo e qual o impacto que pode ter na vida das pessoas afetadas.

Ela foi a responsável também pela inscrição da família no Livro de Recordes Mundiais do Guinness por acreditar que é um fato tão único que deveria ficar marcado na história. “Quando crianças, nunca seríamos convidados para festas de aniversário. Sempre éramos as últimas pessoas a serem escolhidas para as equipes esportivas da escola. Éramos constantemente rejeitados em grupos – nenhum de nós tinha amigos de verdade. Vivíamos em constante terror e também em vergonha.”, conta à NHS.

“Passamos por muitas experiências ruins, mas precisamos deixar o passado para trás e, finalmente, saímos como uma família, mais fortes do que nunca. Quero que as pessoas saibam que mesmo que você não se encaixe no mundo, você ainda é importante e pode deixar sua marca no mundo – e nunca perder a esperança”, concluiu.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.