Debate

Festival da cerveja em igreja provoca indignação após visitantes posarem com bebidas em lápides

Vitor Paiva - 01/10/2021

Causou espanto e reação um festival de cerveja realizado no quintal de uma igreja milenar na cidade inglesa de Stockton-on-Tees, não tanto pelo consumo da bebida alcoólica no local, mas sim pelo uso de lápides e tumbas como suporte para os copos. Realizado na igreja de St. Mary, de mais 1 mil anos de idade, o St. Mary’s Norton Beer Festival durou quatro dias e acabou tomando o espaço do cemitério localizado nos arredores da igreja antes de ser encerrado no último domingo: as reações ocorreram após fotos do festival apareceram nas redes.

A igreja St. Mary, onde ocorreu o festival. foi construída em 1020

A igreja onde ocorreu o festival foi construída em 1020 © Alamy Stock Photo

-Cemitérios-floresta trocam lápides por árvores em áreas protegidas

O festival foi organizado em parceria com a cervejaria Three Brothers Brewing Company para arrecadar fundos para reformas no prédio da igreja, construída no ano de 1020, e aconteceu como um primeiro evento público realizado no local após o início da pandemia. As imagens mostrando os frequentadores utilizando as lápides e tumbas como mesas foram entendidas pela maioria como desrespeito às famílias das pessoas ali enterradas – os comentários também apontaram para o fato de que há bastante espaço nos gramados e no quintal ao redor do cemitério.

Festival de Cerveja na Igreja St. Mary

As imagens causaram polêmica após chegarem às redes sociais © Facebook/Norton and Billingham Info

-Cemitério erguido para Gripe Espanhola sepulta vítimas de covid-19 cem anos depois

Alguns comentários, porém, relativizaram a revolta, afirmando que as imagens mostram pessoas alegres, e que as tumbas no local datam do século XVIII. Ao comentar o festival, o Reverendo Martin Anderson, vicário da igreja de St. Mary, lembrou que o evento também tinha como intuito reunir a comunidade, mas pediu desculpas pelo ocorrido. “Estou triste que o evento, que visava trazer alegria e positividade para nossa comunidade, possa ter causado tanto incomodo, e peço desculpas a todos que expressaram sua objeção”, afirmou, em post no Facebook.

Os visitantes usaram as tumbas como mesa e apoio

Os visitantes usaram as tumbas como mesa e apoio © Daily Mail

-Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A Three Brothers Brewing Company também comentou o ocorrido, afirmando que o festival ofereceu não só as bebidas e alimentos, mas também bastante espaço livre, bem como mesas e cadeiras, e que em momento algum o uso das lápides foi incentivado. De todo modo, a empresa deixou claro que, em próximas edições do evento, irá isolar o espaço do cemitério, e espalhar melhores placas e sinalizadores para orientar o comportamento dos frequentadores do festival.

Visitante da igreja St. Mary usando a lápide como cadeira no festival de cerveja

Os visitantes também usaram as lápides como cadeiras © Facebook/Norton and Billingham Info

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.