Ciência

Fóssil de dinossauro desconhecido por pesquisadores é encontrado durante obra no Maranhão

Redação Hypeness - 08/10/2021

Pesquisadores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) descobriram um fóssil de dinossauro na cidade de Davinópolis, no Maranhão, próxima da região metropolitana de Imperatriz. O animal era certamente enorme: somente seu fêmur tinha mais de 1,5 metros.

– Descoberto no Uzbequistão, dinossauro antecessor de T-Rex viveu há 90 milhões de anos

Trata-se do primeiro fóssil de dinossauro descoberto na região e, segundo estimativas dos cientistas, o espécime viveu no local há cerca de 130 milhões de anos, no período chamado de Cretáceo Inferior.

Estima-se que a fera tinha até 18 metros de comprimento, cerca de o dobro do que o maior dinossauro já encontrado no Maranhão, o rebequissaurídeo Amazonsaurus maranhensis, um pequenino saurópode de 9 metros de comprimento.

O fóssil foi encontrado durante a construção de uma ferrovia na região de Davinópolis e não possui crânio ou dentes (ou pelo menos eles ainda não foram encontrados). “Embora o trabalho da coleta tenha sido exaustivo, há indícios de que há mais material fóssil na área”, explica o paleontólogo e professor da Univesspa, Elver Luiz Mayer, à Folha de São Paulo.

– Entenda disputa Brasil x Alemanha pelo fóssil do dinossauro Ubirajara

Não é possível descobrir qual é a espécie do dinossauro ainda, mas os pesquisadores acreditam se tratar de algum tipo de titanossauro, um grupo que abarca diversos “pescoçudos”. Eles foram extintos junto com os outros dinossauros há cerca de 66 milhões de anos atrás.

“Já se sabia pela literatura de alguns registros mais ao norte do estado, mas esse é o primeiro fóssil de vertebrado de grande porte para a nossa localidade, que possui, em geral, achados de peixes e plantas fósseis”, conclui Mayer.

Agora, segundo os pesquisadores, é necessário cerca de cinco anos para entender de qual espécie era o vertebrado e se ele era um parente geograficamente distante dos outros titanossauros brasileiros, que, em sua maioria, habitavam a região Sul e Sudeste do nosso país.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.