Fóssil de escorpião do mar do tamanho de um cachorro é descoberto no Mar da China

Redação Hypeness - 26/10/2021

Escorpiões são invertebrados que causam medo na maioria das pessoas. Por serem rápidos e venenosos, eles não costumam atrair olhares amorosos quando encontrados. Muito pelo contrário: provocam desespero e aflição.

– Alunos descobrem fóssil de pinguim gigante desconhecido em trabalho de campo

Agora imagine encontrar um escorpião marinho do tamanho de um cachorro? Pois isso aconteceu recentemente, no Mar da China. A descoberta foi publicada no “Science Bulletin“.

Cientistas descobriram um fóssil de um escorpião marinho na região da Baixa Silúria, no sul do país asiático. A estimativa é que a criatura, do grupo dos euriptéridos e da família dos mixopterídeos, tivesse cerca de um metro de comprimento e braços que possuíam estruturas semelhantes a dentes ou grandes agulhas.

– Besouro escorpião que pica e é venenoso é encontrado no Brasil pela primeira vez

Nosso conhecimento sobre mixopterídeos é limitado a apenas quatro espécies em dois gêneros, todos baseados em alguns espécimes fósseis da Laurásia Siluriana há 80 anos“, conta o professor Wang Bo, do Instituto de Geologia e Paleontologia de Nanjing da Academia Chinesa de Ciências.

Segundo os pesquisadores, esses “dentes” eram usados para agarrar as presas. o escorpião do mar deve ter vivido nas águas de Gonduana, o supercontinente que existiu há cerca de 443,8 milhões de anos.

Este primeiro mixopterídeo de Gonduana, junto com outros euripteridos da China e alguns espécimes não descritos, sugere um viés de subcoleção neste grupo. Trabalhos futuros, especialmente na Ásia, podem revelar uma distribuição mais cosmopolita de mixopterídeos e talvez outros grupos de euripterídeos”, diz o comunicado assinado pelos cientistas.

Fotos: Instituto de Geologia e Paleontologia de Nanjing, Academia Chinesa de Ciências