Reverb

Graças à internet, fã encontra guitarra roubada de Randy Bachman desaparecida há 45 anos

Redação Hypeness - 18/10/2021

Randy Bachman (The Guess Who, Bachman Cummings) conseguiu recuperar uma guitarra que havia sido roubada há 45 anos graças à ajuda de um fã inveterado.

– John Frusciante: 6 técnicas de guitarra que fazem do músico uma lenda no instrumento

A guitarra de modelo Gretsch 6120 Chet Atkins  foi roubada em 1976 durante uma tour dos canadenses em Ontario. Na época, a polícia não conseguiu encontrar o paradeiro do equipamento. O instrumento foi a primeira guitarra de Bachman, comprada em 1961, quando o jovem tinha apenas 18 anos.

Randy Bachman

Bachman conta sobre sua lendária Gretsch recuperada após 45 anos

“Eu fazia uma entrega de jornais onde você ganha, tipo, dois dólares por semana; cortava grama por um dólar, tomava conta de alguém por um dólar, trabalhava em um lava-rápido e ganhava 50 centavos por hora. Isso há muito, muito tempo atrás. Portanto, economizar 400 dólares foi uma grande, grande, grande coisa”, contou o guitarrista à CNN.

– Mulheres no rock: elas gritaram mais alto que o rock É SIM coisa de mulher

Mesmo depois da fama e dos hits feitos nos anos 60 com o The Guess Who, Bachman continuou usando o instrumento e, segundo ele, a perda da guitarra em 1976 foi muito sentida.

William Long, um morador de White Rock, no Canadá, se interessou pela história e começou a ver centenas de vídeos de guitarras Gretsch 6120 Chet Atkins.

“Eu provavelmente passei por cerca de 300 imagens de Gretsch e me tornei muito bom nisso. Eu podia vê-las e saber imediatamente se era o que eu estava procurando ou não. Era um trabalho de eliminar, eliminar, eliminar”, disse à CNN.

– Dia Mundial do Rock: 8 guitarristas mulheres que abalam novas e antigas estruturas

Após muita pesquisa, ele encontrou a guitarra sendo usada por um músico japonês, chamado Takeshi. Após a descoberta, ele contou à Randy, que providenciou uma reunião com o guitarrista japonês.

Confira a guitarra de Randy Bachman em ação em um clipe do The Guess Who de 1969:

Se você não conhece o trabalho do The Guess Who, talvez você se lembre de duas canções do grupo. Uma é ‘Laughing’, de 1969, que voltou às paradas por conta de sua presença da trilha sonora do filme Joker (2019):

Além disso, a canção ‘American Woman’, famosa na voz de Lenny Kravitz, é uma composição do The Guess Who e seu icônico riff foi feito por Randy Bachman:

Takeshi topou trocar a Gretsch de Randy por uma guitarra do mesmo modelo e, após 45 anos, Bachman reencontrou sua primeira guitarra em uma história digna de cinema.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Youtube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.

Especiais