Ciência

Gravação revela capacidade de espécie de pato de imitar sons e palavras humanas como os papagaios

Vitor Paiva - 04/10/2021

Não são somente os papagaios e corvos os únicos pássaros capazes de reproduzir algumas palavras: uma gravação descoberta recentemente revela um pato almiscarado australiano de nome Ripper falando com perfeição uma típica frase do vocabulário britânico. E não se trata de uma expressão qualquer, mas sim de uma ofensa: na gravação é possível ouvir o pato repetindo a frase “You bloody fool” – que, em tradução livre, quer dizer algo como “seu idiota maldito” – com precisão humana, durante uma disputa por acasalamento em uma reserva ambiental nos arredores da cidade de Camberra, capital da Austrália .

Um pato almiscarado australiano macho

Um pato almiscarado australiano macho © Flickr / CC

-Pássaro preso em zoológico aprende a imitar perfeitamente o choro de um bebê

Trata-se do primeiro documento conhecido registrando com clareza a capacidade de um pato reproduzir sons e palavras escutadas ao seu redor. Curiosamente, a gravação não é recente, e foi registrada há mais de três décadas pelo pesquisador australiano Peter Fullagar durante trabalho na reserva de Tidbinbilla, mas permanecia desde então engavetada, sendo trazida à tona pelo professor Carel ten Cate, da universidade holandesa de Leiden, após encontrar uma referência obscura em um livro sobre patos falantes.

-As imitações de som que esse pássaro faz é uma das coisas mais impressionantes

“Quando eu primeiro li sobre, pensei que se tratava de uma farsa, que não podia ser possível – mas era mesmo verdade”, comentou o professor – segundo consta, além da frase Ripper também costumava imitar o som de portas abrindo e batendo, bem como outros ruídos reconhecíveis. A descoberta, segundo pesquisadores, altera o que se sabia sobre a evolução das capacidades vocais e de linguagem dos pássaros – a confirmação sugere que a habilidade de reprodução pela voz evoluiu de forma independente em grupos diversos de pássaros ao longo das eras.

Uma pata almiscarado australiano fêmea

Uma fêmea da mesma espécie © Wikimedia Commons

-A inesperada amizade entre um cão e um pato que inspira o amor pelo diferente

O pato almiscarado é uma espécie singular de pato, principalmente não que diz respeito ao seu ritual de acasalamento típico. De acordo com pesquisa, não é por acaso que o registro da frase foi feito durante o cortejo de um macho a uma fêmea: uma “exibição” dos machos como tentativa de conquista inclui, na espécie, diversas vocalizações, que influenciam na escolha da fêmea sobre com qual animal irá acasalar. Resta, portanto, saber se a grosseria de Ripper no passado atraiu ou repeliu a pata paquerada em questão.

O cenário da reserva de Tidbinbilla, na Austrália

O cenário da reserva de Tidbinbilla, na Austrália © Wikimedia Commons

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.