Sustentabilidade

Imagens mostram como nível do mar pode afetar cidades brasileiras com emergência climática

Redação Hypeness - 25/10/2021 | Atualizada em - 28/10/2021

A emergência climática chegou no seu limite e o planeta está cada vez ficando mais quente. Esse aquecimento tão rápido vem acompanhado de uma seca histórica, queimadas, inundações e eventos nada comuns, como o degelo no Ártico ou a neve no Brasil. Mas um fator que merece nossa atenção é o aumento constante do nível do mar, que deve continuar por décadas e afetar diversas cidades.

Um novo estudo da Climate Central, um grupo de pesquisa sem fins lucrativos, mostra que cerca de 50 grandes cidades costeiras precisarão implementar medidas de adaptação urgentes e nunca imaginadas para evitar que a elevação do mar engula suas praias mais famosas e as comunidades que nelas vivem.

A análise, em colaboração com pesquisadores da Universidade de Princeton e do Instituto Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático na Alemanha, mostrou contrastes visuais marcantes entre o mundo como o conhecemos hoje e nosso futuro subaquático, se o planeta aquecer em 3º Celsius.

A pesquisa da Climate Central mostra quais são as populações mais vulneráveis ​​no Brasil, pensando nos próximos 200 a 2.000 anos e em diferentes cenários de aquecimento.

“Níveis mais altos de aquecimento exigirão defesas sem precedentes globalmente ou abandono em muitas das principais cidades costeiras do mundo”, escreveram os autores, “enquanto a contagem poderia ser limitada a uma quantidade relativa por meio de forte conformidade com o Acordo de Paris, especialmente limitando o aquecimento a 1,5 grau”.

Os resultados são chocantes! Confira:

Rio de Janeiro +1,5º

Rio de Janeiro +3º

Recife, Pernambuco +1,5º

Recife +3º

Recife +1,5º

Recife +3º

Farol de Macuripe, Fortaleza

Farol de Macuripe, Fortaleza +1,5º

Farol de Macuripe, Fortaleza +3º

Guarujá, São Paulo

Ilha do Marajó, Pará

Porto Alegre +1,5º

Porto Alegre +3º

Salvador +1,5º

Salvador +3º

Santos +4º

São Luís, Maranhão +4º

São Luís, Maranhão +1,5º

Publicidade

Fotos: Climate Central


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.