Debate

Keeanga-Yamahtta Taylor: o racismo do setor imobiliário nos EUA

Redação Hypeness - 29/10/2021 | Atualizada em - 04/11/2021

Assinado por Keeanga Yamahtta Taylor, o livro “Race for Profit”, que pode ser traduzido livremente como “Raça por Lucro”, está causando impacto no setor imobiliário nos Estados Unidos, principalmente por expor o racismo por trás das compras e vendas, que mantém famílias negras a margem da sociedade, mesmo quando crescem financeiramente. 

Em sua análise, ela começa citando o “Fair Housing Act”, uma resposta do governo americano aos protestos após o assassinato de Martin Luther King Jr, em 1968. Melhores condições de moradias para famílias afro-americanas eram uma das principais lutas do ativista, que deixou este legado nas leis do país: uma lei de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD) deveria ser sancionada alguns meses depois e deveria expandir a quantidade de moradias disponíveis para famílias pobres e da classe trabalhadora. 

– Racismo para alugar imóveis: ‘procurar casa sem deixar a pessoa ver a minha foto’

A capa de “Race For Profit”, de Keeanga Yamahtta Taylor

Esta seria a primeira vez que um programa governamental promoveria casas para cidadãos negros ou necessitados. Mas, na prática, nunca deu certo. O setor continua forçando condições astronômicas para conseguir casas que deveriam ser públicas e de fácil acesso – ironicamente ou não, para um público que também enfrenta dificuldade de conseguir crédito em bancos. 

– Racismo estrutural: o que é e qual a origem deste conceito tão importante

Quando conseguem crédito, são enviados para bairros que já são considerados marginalizados e casas que não têm estrutura para durar por mais de 10 anos. Nessa crise de programas de moradia pública, Taylor aponta, a culpa das condições dos imóveis acaba sendo atribuída às famílias, que já não recebem uma boa casa. 

No livro, a autora aponta o racismo da sociedade, que quer deixar negros “em seu devido lugar”, longe de centros urbanos e subúrbios brancos, como um dos principais obstáculos para melhoras nas leis de moradia nos Estados Unidos. 

Publicidade

Foto 1: Reprodução / Netflix
Foto 2: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.