Debate

Médico que perdeu mais de 100 pacientes para a Covid dá depoimento assustador sobre negacionismo

Redação Hypeness - 13/10/2021

“Eu quero ver outro médico. Não acredito em você.” A frase foi dita por um paciente com Covid-19 ao médico Matthew Trunsky, pneumologista e diretor de cuidados paliativos no Beaumont Health Hospital, em Michigan, nos Estados Unidos. Não vacinado, ele não aceitava que estava com a doença.

– Máscaras: por que ainda é importante usá-las mesmo com a vacinação avançando?

O médico Matthew Trunsky fez desabafo sobre pacientes de Covid-19 que são negacionistas.

Essa não foi a primeira nem a última vez que Trunsky ouviu algo do tipo. Ao longo de mais de um ano e meio de pandemia, ele perdeu a conta das pessoas que viu morrer. Agora, com a campanha de imunização em curso, ele está cansado de ver hospitais voltarem a ficar cheios de pessoas que se recusaram a tomar vacina. 

Depois de mais um dia exaustivo de trabalho, o médico resolveu desabafar em sua conta no Facebook. O post com oito frases de pacientes negacionistas diferentes viralizou e foi compartilhado mais de duas mil vezes. Nele, Trunsky cita vários dos absurdos que ouviu daqueles que não acreditam nem na pandemia nem na vacinação. 

Você está errado, eu estou saudável, não tenho Covid. Estou bem“, disse o paciente que lutava para sobreviver. 

Eu exijo ivermectina ou você vai ter que falar com os meus advogados“, esbravejou uma segunda vítima da Covid-19. “Eu exijo cloroquina!” 

Em outro momento, Trunsky também ouviu de um paciente que ele não se importava com o que o médico dissesse, ele iria embora do hospital de qualquer jeito. “Isso é uma escolha sua, mas você vai morrer antes de chegar ao carro“, respondeu. 

– Nicki Minaj cita testículos de amigo do primo em fala negacionista sobre vacina

Quando um de seus internados disse que preferia morrer em vez de tomar a vacina, Trunsky foi bastante sincero e direto na resposta: “Talvez você tenha o que deseja.

No começo da pandemia, o médico tirava cerca de quatro horas diárias para telefonar para parentes de pessoas internadas com Covid. Em muitas situações, era ele quem tinha que dar a notícia da morte de um deles. 

Em uma dessas vezes, ele ligou para a filha de um paciente para contar que o pai havia morrido. A mulher respondeu que, naquele exato momento, estava enterrando sua mãe.

Vacinação caminha a passos lentos no país

Apesar da grande oferta de vacina nos Estados Unidos, o percentual de população completamente vacinada no país ainda é de quase 57%. Pesquisas de intenção mostram um dado assustador: quase 20% dos americanos não pretendem se vacinar. 

Eu não tomei vacina porque meu filho disse que isso me mataria“, confessou uma paciente em estado grave. “Ela estava ali, lutando para sobreviver, quando, na verdade, foi o conselho do filho que a estava matando“, lamentou Trusnky.

Estamos fisicamente cansados ​​como um todo, eu inclusive, e estamos emocionalmente exaustos. Eu acho que não se passa uma semana sem que eu veja alguém morrer“, contou, ao “Washington Post”.

– Curso online explica ciência por trás da crença em fake news e negacionismo científico

De acordo com o médico, os pacientes negacionistas apresentam diferentes razões para não terem tomado a vacina. Alguns, mesmo prestes a morrer, continuam acreditando que tomaram a decisão correta. 

Dos oito pacientes citados por Trunsky em sua publicação no Facebook, seis morreram. Um dos sobreviventes ainda está em estado grave. 

Eu nunca me sentiria confortável em recomendar a vacina para minha família e amigos“, disse uma mulher cujo marido morreu de Covid. 

De acordo com uma pesquisa da Washington Post-Kaiser Family Foundation, cerca de 6 em cada 10 profissionais de saúde dizem que o estresse da pandemia prejudicou sua saúde mental.

Ao mesmo tempo que fica indignado com a raiva que esses pacientes negacionistas sentem dos profissionais de saúde que estão apenas tentando salvar vidas, Trusnsky procura ser positivo. 

É claro que a resposta era que eles tivessem se vacinado, mas eles não foram e agora estão com raiva da comunidade médica por seu fracasso. Mas os números (de vacinação) estão aumentando. Se vacine“, escreveu. 

 

Publicidade

Destaques: Unsplash // Fotos 1 e 2: Liz Debeliso Beaumont Health / Foto 3: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.