Futuro

Minus: após anos de estudo, professor cria rede social para criticar Instagram e Facebook

Redação Hypeness - 25/10/2021

Enquanto o Facebook tem sido acusado cada vez mais de vender a privacidade alheia, prejudicar democracias e destruir a saúde mental, uma nova rede social propõe fazer algo no extremo oposto da história. O nome em inglês já dá um sinal: Minus, em inglês, quer dizer “menos”, em tradução livre. 

– Facebook usa feed para se promover e Mark Zuckerberg muda imagem contra escândalo

A plataforma foi criada por Ben Grosser, artista e professor da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Sua proposta é de que os usuários da nova rede social sejam desestimulados a estar nela. Por isso, quem se cadastrar nela tem apenas 100 posts para fazer. Entenda: isso não é por dia, mês ou ano. O limite de publicações é para sempre e sem cotas extras. 

A Minus é uma provocação de Ben não só quanto ao consumo de redes sociais, mas também sobre como transformar a comunicação na internet em uma ferramenta mais saudável e rica. 

– Mark Zuckerberg é alvo de críticas após dizer que não deletaria postagens negando Holocausto

Em entrevista à “Fast Company“, Grosser explica que o projeto visa analisar como a sociedade se comporta por conta da utilização de mídias sociais. Especialmente quando se fala de insegurança dos usuários, desejo de gratificação instantânea e o fato de que elas são projetadas para serem viciantes. 

O objetivo é repensar toda a forma como plataformas como o Facebook e o Instagram lidam com seus usuários. “Não sei se podemos ter uma rede social online que seja boa para a sociedade dentro de um sistema capitalista, mas eu sei que quase ninguém tentou”, observa. 

O professor Ben Grosser.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.