Debate

Morte acidental em set de Alec Baldwin lembra Brandon Lee e reacende debate sobre armas no cinema

Redação Hypeness - 22/10/2021

Uma tragédia em Hollywood: nessa quinta feira, o ator Alec Baldwin disparou uma arma dentro do set de filmagem do longa “Rust“. A arma tinha munição e acabou matando a diretora de fotografia do filme, Halyna Hutchins, e atingiu o diretor do longa, Joel Souza.

Alec Baldwin atirou de forma acidental em diretora de fotografia de filme que produzia; caso choca o mundo e mostra o perigo das armas

Não se sabe se a arma estava carregada com balas de verdade ou se havia algum objeto nas balas de festim que poderiam causar a morte acidental.  Alec Baldwin, que disparou o gatilho, já deu seu depoimento à polícia e se pronunciou para a imprensa.

Estou sem palavras para descrever o choque e a tristeza que sinto sobre o trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, uma esposa, mãe e colega admirável de todos nós. Estou cooperando com a investigação policial para esclarecer a tragédia que ocorreu. Estou em contato com seu marido, oferecendo todo o suporte para ele e para sua família. Meu coração está despedaçado por todos que conheciam e amavam Halyna”, disse, em um comunicado.

– 11 atores que morreram antes de lançar seus últimos filmes 

Esse não é o primeiro acidente desse tipo que ocorre em gravações de filmes nos EUA. Em 1993, durante as gravações do filme “O Corvo“, o filho de Bruce Lee, Brandon Lee, morreu com um tiro no peito da mesma forma que Halyna Hutchens. Shannon Lee, irmã de Brandon, se pronunciou sobre o caso:

Nossos corações estão com a família de Halyna Hutchins, Joel Souza e todos os envolvidos no incidente em Rust. Ninguém deveria ser morto por uma arma em um set de filmagem. Ponto”, escreveu Shannon Lee em publicação no Twitter nesta sexta-feira.

Em 2019, o cantor de country Justin Carter morreu após dar um tiro em seu próprio olho com uma arma que deveria estar carregada com bala de festins. O acidente ocorreu durante as gravações de um clipe em Houston, no Texas.

– Brasil é o país do mundo com mais mortes por arma de fogo: uma vítima a cada 11 minutos 

Todo o debate se volta para o uso de armas de verdade em sets de gravação de Hollywood. Segundo a crítica de cinema Flávia Guerra, as investigações devem questionar por que – caso confirmado que se tratava de um projétil real – uma bala estava dentro do set de filmagem.

A comunidade do cinema está surpresa porque os protocolos para manejar armas usadas em set, sejam falsas ou verdadeiras, são super sérios”, explicou Flavia à “CNN”. “Tem um diretor de props, que são os objetos de cena, especializado para cuidar das armas. É muito estranho que essa equipe tenha colocado um projétil e não uma bala de festim, já que não é nem para existir uma bala de fato em arma de set”, disse a crítica.

 

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.