Arte

Museu do Ipiranga: cursos explicam as exposições e as pesquisas para reinauguração em 2022

Vitor Paiva - 07/10/2021

O Museu do Ipiranga, em São Paulo, segue com as portas fechadas por conta de uma série de obras de restauração e modernização no edifício e seus arredores. A reabertura dessa importantíssima instituição científica, cultural e educacional de São Paulo está, no entanto, programada para 2022, e uma série de cursos remotos vem sendo ministrada mensalmente, a fim de explicar não só como serão os processos de pesquisa e produção, mas quais serão propriamente as exposições que serão lançadas para o ano que vem no museu.

O Museu do Ipiranga antes da obra

O Museu do Ipiranga antes da obra atual © Wikimedia Commons

-Museu do Ipiranga: obras e escavações revelam artefatos e peças do passado no terreno

Para o mês de outubro, um curso já ocorreu, e outros dois ainda serão ministrados remotamente: no início do mês, entre os dias 05 e 06, o curso Memórias da Independência apresentou o desenvolvimento da curadoria da exposição de mesmo nome, que inaugurará o museu em 2022. “As questões temáticas e expográficas da exposição” foram, segundo matéria no Jornal da USP, abordadas “por meio do estudo crítico de comemorações dos diferentes processos de Independência ocorridos no Brasil, atentando-se para representações visuais, monumentos urbanos e exposições associadas a essas comemorações” e voltando-se também para as “disputas simbólicas pelas representações da Independência (e de outras independências desejadas) entre diferentes Estados brasileiros”, diz o texto.

O canteiro de obras do Museu do Ipiranga

O canteiro de obras do Museu © Governo de São Paulo/divulgação

-MoMA lança cursos online gratuitos de moda, design e arte moderna

Entre os cursos que ainda estão com as inscrições abertas, o primeiro será Ambiguidades da Preservação de Acervos: exposição e conservação de materiais frágeis e instáveis – têxtil, plástico e plumária. De acordo com o programa, serão apresentados e discutidos os “procedimentos curatoriais básicos e internacionalmente recomendados para avaliação física, documentação e preparação de tipologias de acervo especialmente frágeis à exposição”. O propósito do curso também inclui a abordagem dos dilemas das equipes, bem como as escolhas e decisões de pesquisa e conservação. O curso ocorrerá entre os dias 19 e 20/10, das 18h às 21h, e as inscrições serão aceitas até o dia 21/10.

Os jardins do Museu do Ipiranga

A exuberância dos jardins do museu, em foto também tirada antes da obra © Wikimedia Commons

-USP tem quase 300 vagas para curso gratuito de introdução à programação

O segundo curso ainda em aberto para o mês de outubro dentro da preparação para reabertura do Museu do Ipiranga será exemplar de um dos mais importantes propósitos da instituição: O Programa de Educação do Novo Museu do Ipiranga terá como objetivo apresentar justamente o que o novo programa de educação do museu sobre três eixos essenciais: participação no projeto arquitetônico, participação no projeto curatorial e desenvolvimento de recursos de mediação. “Os trabalhos desenvolvidos serão discutidos à luz do conceito de acessibilidade universal, que fundamenta as propostas em curso”, diz a matéria. O curso ocorrerá entre os dias 26 e 27/10, das 18h às 21h.

-USP oferece curso de ciência política online e de graça

Gratuitos, os dois cursos terão número máximo de 300 inscrições, e oferecerão 50% das vagas para professores e alunos da rede pública, que podem enviar documentação comprobatória de atividades para o e-mail cursosmp@usp.br. As inscrições devem ser feitas através da Plataforma Apolo da Universidade de São Paulo, que pode ser acessada aqui.

Imagem da entrada do Museu do Ipiranga, em projeto para sua inauguração, em 2022

Imagem da entrada do Museu, em projeto para sua inauguração, em 2022 © Museu da Ipiranga/divulgação

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.