Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A nova missão da NASA foi lançada recentemente e com sucesso de sua base no Cabo Canaveral, na Flórida, com rumo literalmente ao desconhecido. Intitulada Lucy, o nome da missão também batiza a sonda que irá alcançar seu primeiro destino por volta 2025 em um verdadeiro mundo inexplorado do nosso Sistema Solar: os asteroides ao redor de Júpiter, a fim de encontrar pistas, detalhes ou grandes segredos desconhecidos sobre a formação do nosso Sistema. A sonda irá explorar os asteroides conhecidos como Troianos e divididos em dois grupos, localizados à frente e atrás do gigantesco planeta gasoso.
O lançamento da missão ocorreu no último dia 16 de outubro
-Asteroide descoberto por estudante mineira de 18 anos é certificado pela NASA
A jornada de Lucy durará 12 anos e cruzará 6,4 bilhões de quilômetros entre sete troianos e um asteroide do chamado cinturão principal entre Marte e Júpiter durante uma série de sobrevoos que acontecerão entre 2027 e 2033. Dados sobre a coloração, composição, densidade, formação rochosa das crateras serão coletados como informações não somente sobre a formação dos próprios asteroides, mas do próprio Sistema Solar. “Esses objetos são como fósseis de onde os planetas se formaram”, afirmou Hal Levison, investigador principal da missão Lucy e pesquisador do Southwest Research Institute em entrevista coletiva recente. “Se desejamos desvendar a origem do Sistema Solar, precisamos visitar esses pequenos corpos celestes”.
O foguete Atlas V, que levou a sonda Lucy ao espaço © Bill Ingalls/NASA
-Júpiter fotografado do Polo Sul em altíssima definição parece saído de um sonho
Alguns asteroides que serão explorados por Lucy possuem tamanhos diversos, alguns com somente 900 metros, e outros com mais de 112 quilômetros de diâmetro, e a missão irá estabelecer o recorde de maior número de asteroides visitados por uma única sonda. Se da Terra os troianos não passam de pequenos pontos de luz no céu, durante a missão Lucy se aproximará até somente 965 quilômetros de distância dos asteróides, em uma velocidade de mais de 24 mil quilômetros por hora – durante as aproximações, uma câmera de maior resolução intitulada L’LORRI irá registrar imagens da superfície de cada corpo “visitado”. A missão também enviará ao espaço uma placa com exemplos do conhecimento humano, impressa com trechos de canções dos Beatles e pílulas de sabedoria de Einstein, Yoko Ono, Martin Luther King Jr. e mais.
Os asteroides troianos se localizam à frente e atrás de Júpiter
-Pela defesa do planeta, Nasa vai interceptar asteroide em 2022
Ao longo dos anos de duração da missão, Lucy desenhará uma complexa trajetória pelo espaço com duração de 6 anos para cada volta ao redor do sol, chegando a alcançar, nos pontos mais extremos, a 800 milhões de quilômetros de distância do astro-rei. Poderosos painéis solares serão utilizados para a captação de energia mesmo em pontos onde a luz chega em força muito menor. O projeto custará cerca de 980 milhões de dólares no total, e o nome, Lucy, foi inspirado no fóssil descoberto nos anos 1970 como um dos mais antigos e completos entre os nossos ancestrais e que alterou para sempre o conhecimento sobre a origem da humanidade. “Da mesma forma, a missão Lucy irá revolucionar nosso conhecimento sobre as origens dos planetas e a formação do Sistema Solar”, afirmou a NASA, em comunicado.
A sonda conta com grandes painéis solares para garantir sua viagem de bilhões quilômetros
Publicidade
Uma equipe de arqueólogos da Universidade do Havaí conseguiu recriar o famoso perfume de Cleópatra, rainha que...
Com a tecnologia disponível hoje, nós conseguimos chegar a lugares que não conhecemos, graças a aplicativos de...
Jeff Bezos é conhecido por ter fundado a Amazon, uma das maiores empresas do planeta, e por sua fortuna de US$ 191...
Os olhos do mundo acompanharam mais um feito de Jeff Bezos. Fundador da Amazon e homem mais rico do mundo, ele entrou...
Uma pegada deixada por um dinossauro gigante foi descoberta em uma praia de Yorkshire, no interior da Inglaterra. O...
As estatísticas da atual pandemia no Brasil já são o suficiente para embrulhar nosso estômago e dobrar nossos...
Quem nunca teve vontade de dar uma viajada no mundo da Lua? Pois é, agora chegou a sua chance: a NASA, em parceria com...
Já imaginou se um país estivesse enfrentando problemas de abastecimento de água por causa da falta de chuva e...
Se ainda não podemos habitar em outro planeta que não seja a Terra, a partir de agora poderemos ao menos escutar o...