Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um novo medicamento à base de cannabis foi aprovado nesta sexta-feira, 29 de outubro, para ser comercializado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A novidade será o quarto produto de canabidiol aprovado pela agência para ser vendido nas farmácias e drogarias brasileiras desde que produtos derivados da cannabis foram aprovados e regulados aqui. Segundo a Resolução RE nº 4.067 que autorizou o produto, o medicamento será uma solução de uso oral à base de CBD, e poderá ser importado já pronto para ser adquirido com prescrição médica.
A aprovação foi publicada pela Anvisa na sexta-feira, dia 29 de outubro © Marcelo Camargo/Agência Brasil
Segundo a Anvisa, o novo medicamento deverá ter concentração de 50 miligramas por mililitro (mg/ml), com até 0,2% de tetraidrocanabinol (THC), principal substância psicoativa encontrada nas plantas do gênero cannabis, em sua composição. Por isso, a compra do novo produto exigirá prescrição médica com receita do tipo B, em cor azul, para ser prescrito, de acordo com a agência, quando outras opções terapêuticas não estiverem disponíveis no mercado nacional.
O novo medicamento é o quarto à base de cannabis aprovado pela agência
-70% dos brasileiros apoiam o uso medicinal da cannabis, aponta pesquisa
“A indicação e a forma de uso do produto são de responsabilidade do médico prescrito, sendo que os pacientes devem ser informados sobre o uso do canabidiol“, afirma a Anvisa, em nota. Ainda segundo a resolução, o medicamento será fabricado na Colômbia, e a licença tem validade de 24 meses a partir de sua publicação. “Com a autorização, a empresa pode importar o produto já pronto para uso e iniciar a distribuição e comercialização no país”, conclui a nota.
O novo remédio poderá ter até 0,2% de THC em sua composição
-Fogaça diz que cannabis é ‘planta sagrada’ e detalha tratamento da filha com maconha medicinal
A Anvisa já havia reconhecido a maconha como planta medicinal em 2017, mas os produtos e medicamentos à base de cannabis foram aprovados e regulados pela Anvisa em dezembro de 2019, em decisão que passou a permitir o uso medicinal dos derivados da planta mediante prescrição médica, bem como a venda em farmácias e drogarias. O cultivo da planta, no entanto, segue proibido no país, em decisão que interfere diretamente na fabricação e, assim, no preço desses medicamentos.
O novo medicamento será de uso oral
Publicidade
Em março de 2018, a estadunidense Marisa Strupp, de 29 anos, foi ao dermatologista buscando remover um pelo encravado...
Se você é fã de música, já quebrou o teclado do computador para comprar ingresso ou passou a noite na fila para...
Poderíamos começar essa notícia com uma frases tão batidas quanto "as aparências enganam" que, apesar de clichês,...
Em debate promovido pelo UM BRASIL, com realização da FecomercioSP, os divulgadores científicos Atila Iamarino e...
A Superlua rosa de 2021 já está chegando. O fenômeno de aproximação do nosso satélite ao nosso planeta está...
Com cerca de 200 mil casos confirmados no mundo e em torno de 8 mil mortos, os números do novo coronavírus indicam um...
Tomar um banho de banheira com água quentinha pode reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular...
A maior ironia do mundo moderno é que, enquanto a fome atinge mais de 820 milhões de pessoas, cerca de 66 toneladas...
Quando pensamos na geografia do planeta, e queremos lembrar das fronteiras de um país, da dimensão de um continente...