Ciência

O túnel magnético que pode estar cercando o sistema solar, segundo cientistas

Redação Hypeness - 27/10/2021 | Atualizada em - 29/10/2021

A pesquisadora Jennifer West, pesquisadora associada do Instituto Dunlapp de Astronomia e Astrofísica, no Canadá, publicou um estudo no Astrophysical Journal, mostrando um “túnel” magnético que circunda o nosso sistema solar.

West começou a analisar a “Espora Polar Norte” e  a “Região do Leque”, duas estruturas magnéticas conhecidas pelos seres humanos desde os anos 60. Ambos os campos magnéticos eram conhecidos, mas não haviam sido estudados em profundidade ou como um conjunto.

– Nasa investiga anomalia no campo magnético da Terra com potencial de instaurar o caos nas comunicações 

Imagens mostram a força magnética dos campos que circundam o sistema solar; agora, pesquisadoras querem entender a relação desse tipo de estrutura com o resto do universo

A pesquisadora pesquisa os campos magnéticos na galáxia Via Láctea há 15 anos e desenvolveu um sistema de captação de ondas de rádio e um modelo computacional capaz de sistematizar as informações sobre essas estruturas do magnetismo. Ambos os campos medem cerca de 1 mil anos-luz e estão a 350 anos-luz de distância de nós.

– Campo magnético da Terra está mudando mais rápido que se sabia; entenda 

Segundo a canadense, o estudo servirá para compreender a relação dessas estruturas com o resto do universo. “Campos magnéticos não existem isoladamente. Todos eles devem se conectar uns aos outros. Portanto, o próximo passo é entender melhor como este campo magnético local se conecta tanto ao campo magnético galáctico de maior escala, quanto aos campos magnéticos de menor escala do nosso Sol e da Terra”, explica a pesquisadora em um comunicado à imprensa.

– Muralha do Polo Sul: descobriram uma estrutura de galáxias gigante próxima da Via Láctea

Para West, a descoberta é importante para mostrar para pesquisadores e leigos como somos cercados por campos magnéticos no céu. “É simplesmente incrível imaginar que essas estruturas estão em toda parte, sempre que olhamos para o céu noturno”, explica a astrofísica em nota.

Publicidade

Fotos: Dominion Radio Astrophysical Observatory/Villa Elisa telescope/ESA/Planck Collaboration/Stellarium/J. West


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.