Diversidade

Pastora evangélica trans celebra 1º culto em SP; conheça igreja inclusiva

Redação Hypeness - 04/10/2021 | Atualizada em - 06/10/2021

A pastora evangélica paraense, Jacque Chanel, celebrou o primeiro culto presencial da Igreja Trans ICM Séforas, localizada no Centro de São Paulo. Evangélica desde que nasceu, ela comemora essa conquista para a comunidade LGBT+. Os cultos agora estão marcados para acontecer todas as segundas-feiras.

Pastora evangélica trans celebra 1º culto em SP; conheça igreja inclusiva

Em reportagem de Luiza Souto, para o Universa UOL, ela contou os passos que deu até abrir uma igreja trans e finalmente realizar o encontro com os fiéis. “Não imaginava que meu comprometimento com Deus tivesse caminhado de tal forma que me levasse a abrir uma igreja trans numa sociedade que só quer me matar e excluir”, disse.

Jacque recebeu o título de pastora em maio deste ano, mas já promovia encontros com pessoas trans há 8 anos, quando encontrou acolhimento na ICM (Igreja da Comunidade Metropolitana), que recebe pessoas LGBT+ em situação de rua.

“Lá encontrei uns 300 gays, mais umas duas travestis, e logo comecei a me posicionar e a pedir para a diretoria por mais trabalho de evangelização e acolhimento da comunidade trans, para, aí sim, ser uma igreja inclusiva”, disse ao UOl. “Eu não tenho a menor dúvida de que sou um instrumento de Deus e de que as pessoas conseguem ver a luz de Jesus em minha vida”.

Na entrevista, Jacque conta ainda que foi abandonada aos 13 anos pela mãe na Igreja do Evangelho Quadrangular, em Belém. Lá, ela viveu cuidada por um pastor até os 19. Aos 30 chegou em São Paulo e passou a trabalhar como cabeleireira. Distante da família, foi excluída pela da divisão de bens após a morte de seu pai.

Depois de lidar com muito preconceito e desejos suicidas, a fé lhe deu força para continuar a viver. “Busquei forças em Deus, e se não fosse Ele, não estaria mais aqui”.

Publicidade

Fotos: @jacqueline.chanell


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.