Ciência

Pela defesa do planeta, Nasa vai interceptar asteroide em 2022

Redação Hypeness - 13/10/2021

No próximo dia 24 de novembro, por volta das 6h da manhã, a NASA irá enviar para o espaço a missão DART (Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo), que tem como objetivo alterar a órbita de um sistema de asteroides. Caso a missão seja bem-sucedida, as agências espaciais de todo o mundo conseguirão entender como defender a Terra de ameaças externas, como meteoros, asteroides e outros corpos celestes que possam acabar invadindo nossa atmosfera.

– 33 coisas que vão acontecer com a Terra nos próximos bilhões de anos segundo cientistas 

O DART terá como alvo o sistema Dydimos de asteroides e sua lua, Dimorphos. A nave enviada pela NASA irá entrar em colisão com o satélite e os cientistas irão calcular quais serão os resultados do impacto na órbita do asteroide.

Missão da NASA irá alterar rota de asteroide para defesa planetária

O foguete que carregará a DART em direção à órbita será o Falcon 9, da SpaceX, e a missão só chegará ao seu destino em setembro do ano que vem. Posteriormente, alguns objetos serão acoplados na lua Dimorphos para entender melhor sua trajetória após o impacto.

– NASA pousa uma nave espacial num asteroide pela primeira vez na história 

Os astrônomos serão capazes de comparar suas observações de telescópios da terra antes e depois do impacto causado pelo DART e poderão determinar quanto a órbita dessa lua mudou. Esse cálculo é crucial para entendermos como o asteroide respondeu aos nossos esforços“, disse Tom Statler, cientista do DART na NASA, em um comunicado.

As informações serão reunidas e calculadas por cientistas da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Italiana, que trabalharam tanto no desenvolvimento do DART e agora terão papel crucial para entender seu impacto no asteroide Dydimos.

– NASA divulga vídeo mostrando como a Lua é o nosso escudo contra asteróides 

O DART é o primeiro método testado para conseguirmos nos defender de asteroides que posam como um risco para nosso planeta. Asteroides desse tipo são um risco para toda a humanidade e estamos ansioso para trabalhar com amigos da Itália e da Europa para conseguir as melhores informações sobre esse experimento“, afirma Andrea Riley, chefe do programa.

Publicidade

Fotos: NASA / Johns Hopkins APL / Steve Gribben


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.