Sustentabilidade

Polícia do Maranhão prende homem suspeito de matar onça preta e publicar vídeo na internet

Redação Hypeness - 21/10/2021

A Polícia Civil do Maranhão prendeu o homem suspeito de matar uma onça preta, animal ameaçado de extinção. O criminoso chegou a publicar um vídeo se gabando ao ostentar o cadáver da vítima nas redes sociais. O crime ambiental ocorreu na Área Indígena Arariboia, em Arame (MA).

Nos vídeos que circularam nas redes sociais, é possível saber que três homens estavam envolvidos no caso: um registrava a ação e dois seguravam o animal.

– Caçadores exibem e celebram o genocídio de animais silvestres mortos em grupos do Facebook

Fêmea de espécie ameaçada de extinção foi brutalmente assassinada por caçadores em terra indígena

A onça preta é uma onça pintada com melanismo, ou seja, com muito mais melanina em seu organismo que o normal. Ou seja, não se trata de uma espécie diferente de onça. Entretanto, onças pretas são bem mais raras: são apenas 6% da população das Panthera onca — que já é ameaçada de extinção — e são um alvo preferido dos caçadores — justamente por serem ainda mais raras.

– Cães estão sendo treinados para salvar rinocerontes de caçadores na África do Sul

Segundo nota da Polícia Civil, um homem foi preso e com ele foram encontrados “o couro da onça abatida, duas armas de fogo do tipo espingarda, oito munições calibre 20 mm intactas e quatro deflagradas, além de pólvora e outros materiais utilizados na prática de caça de animais silvestres”.

O preso foi apresentado na sede da Delegacia de Polícia Civil de Arame para ser submetido aos trâmites exigidos e em seguida recambiado a uma unidade prisional da região. Agora a polícia visa localizar os demais envolvidos no crime“, concluiu a PC em  nota enviada ao “UOL”. O criminoso não foi identificado.

– Tráfico para a China ameaça a onça-pintada em todo continente latino-americano

Caça de animais silvestres sem permissão é crime ambiental regulado pela Lei 9.605/98, que estipula pena de seis meses a um ano de reclusão e multa para os caçadores.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Divulgação/Polícia Civil


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.