Debate

Presidente dos EUA e o líder soviético discutiram invasões alienígenas em plena Guerra Fria

Vitor Paiva - 25/10/2021 | Atualizada em - 27/10/2021

Quando o presidente dos EUA Ronald Reagan e o líder soviético Mikhail Gorbachev se encontraram na Cúpula de Genebra, em 1985, a Guerra Fria começava a se encaminhar para seu fim. No lugar de se preocupar com um possível conflito entre as duas nações, no entanto, o que ninguém poderia imaginar é que a preocupação de Reagan mirava possíveis inimigos ainda mais distantes, mais precisamente de outros planetas. Foi isso que o líder soviético revelou, em entrevista em 2009, ao relembrar o encontro: que o presidente dos EUA estava preocupado com o que fariam caso alienígenas atacassem a Terra.

Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev em Genebra

O encontro aconteceu em novembro de 1985

-A incrível história do cosmonauta que ficou ‘preso’ no espaço porque seu país deixou de existir

A conversa entre Reagan e Gorbachev aconteceu em um encontro privado entre os dois líderes durante a cúpula, que tinha como propósito promover diálogos sobre relações diplomáticas e a corrida armamentista entre os dois países durante a Guerra Fria. Segundo consta, e para a surpresa do soviético, Reagan subitamente perguntou o que a União Soviética faria caso fossem atacados por seres de outro planeta. “O que vocês fariam se os Estados Unidos fossem subitamente atacados por alguém do espaço sideral? Vocês nos ajudariam?”, teria perguntado o presidente.

Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev em Genebra

Reagan discursando durante a cúpula

-Cientista da NASA responde se alienígenas existem no perfil da agência espacial no Instagram

Gorbachev revela que se viu naturalmente surpreso pelo tema e pela própria sugestão da pergunta sobre um possível ataque alienígena, mas não titubeou: “Sem dúvidas”, respondeu. Passados 36 anos do encontro e do insólito diálogo, naturalmente que ninguém sabe ao certo o que motivou Reagan ou mesmo como de fato a conversa se deu. Diante da afirmativa de que os soviéticos ajudariam os EUA, o presidente estadunidense também confirmou: “Nós também”, revelou o líder soviético.

Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev em Genebra

O curioso diálogo aconteceu em uma sala privada, onde somente se encontravam os dois líderes

-Fotos inéditas mostram a vida na União Soviética durante a década de 1950

Essencialmente, as respostas sugeriam uma possível suspensão da Guerra Fria, tensão geopolítica mantido por décadas entre os dois países durante a segunda metade do século XX. Gorbachev não revelou se houve algum outro aspecto ou desdobramento de tal conversa, e não se sabe se o presidente dos EUA tinha alguma preocupação mais concreta do que o velho e abstrato temor de uma invasão alienígena. É sabido que Reagan era um grande fã de ficção científica, e não por acaso foi ele quem apelidou de “Guerra nas Estrelas” o programa militar de defesa contra possíveis ataques nucleares utilizando armas espaciais, desenvolvido justamente nos anos 1980.

Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev em Genebra

Até hoje não se sabe o que motivou Reagan a perguntar a Gorbachev sobre um possível ataque

Publicidade

© fotos: Wikimedia Commons


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.