Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Barbados elegeu sua primeira presidente na outubro última quinta-feira, 21 de 21 de outubro, substituindo a rainha Elizabeth como chefe de estado, 55 anos após a sua independência da Grã-Bretanha. Dama Sandra Mason, governadora-geral da nação caribenha que está prestes a se tornar uma república, fará o juramento em 30 de novembro, quando o país comemorará o 55º aniversário da independência da Grã-Bretanha.
Mason, 72, foi eleita na noite de quarta-feira, 20, após uma sessão conjunta da Câmara da Assembleia e do Senado, com dois terços dos votos e apenas um membro se recusando a votar. A eleição histórica foi saudada como um “momento seminal” para a nação pela primeira-ministra Mia Mottley.
“Acabamos de eleger entre nós uma mulher que é única e apaixonadamente barbadiana, não pretende ser outra coisa [e] reflecte os valores de quem somos”, disse Mottley após a eleição. A primeira-ministra também disse que o movimento não é para condenar seu passado britânico. “Estamos ansiosos para continuar o relacionamento com a monarca britânica”, disse ela.
Dama Sandra Mason, governadora geral de Barbados, substituirá a rainha como chefe de estado da ilha.
O governo havia anunciado que “deixaria totalmente nosso passado colonial para trás” no ano passado, em meio a um debate global sobre injustiça racial e colonialismo. A nação com menos de 300.000 habitantes manteve laços com a monarquia britânica e foi reconhecida como um estado independente sob o país da rainha. Mas as pessoas na nação insular, pediram soberania total e liderança local nos anos últimos.
Sandra Mason foi a primeira mulher a servir no Tribunal de Apelações de Barbados e atuou como governadora-geral desde 2018. Um editorial de Barbados Hoje dizia: “Dama Sandra foi e continua a ser uma filha exemplar da terra”.
Wazim Mowla, do T hink Tank Atlantic Council , disse à Reuters que uma medida beneficiária Barbados tanto em casa quanto no exterior. Ele disse que o pequeno país em desenvolvimento se tornará um jogador mais legítimo na política global e também pode servir como um “movimento unificador e nacionalista” que pode beneficiar sua liderança atual em casa.
“Outros líderes caribenhos e seus cidadãos elogiarão a medida, mas não espero que sigam o exemplo”, acrescentou Mowla. “Essa mudança será considerada apenas se para o melhor interesse de cada país.”
Barbados não é a primeira ex-colônia britânica no Caribe a remover a Rainha para se tornar uma república. A Guiana tornou-se república em 1970, quatro anos após conquistar a independência, enquanto Trinidad e Tobago seguiu os passos em 1976. A Dominica fez o mesmo em 1978. A decisão de Barbados intensificou o debate que já aconteceu na Jamaica, se o país Deveria deixar uma monarquia.
Barbados deu mais um passo em direção à independência do Reino Unido em 2003, quando substituiu o Comitê Judicial do Conselho Privado com sede em Londres pelo Tribunal de Justiça do Caribe, localizado em Porto de Espanha de Trinidad e Tobago, como seu tribunal de apelação final .
Desejamos sorte à nova presidente e votos de renovação política para todo mundo!
Publicidade
A Argentina deu um passo histórico no caminho da inclusão social. Foi regulamentado, em janeiro, o Registro de...
Em Salvador, um dos mais emblemáticos sobrenomes da história da luta contra a ditadura militar brasileira voltou a...
O que estaríamos fazendo com nosso tempo livre se as redes sociais não existissem? Pode parecer uma pergunta banal,...
Aproveitar a Black Friday para comprar livros em promoção que consigam auxiliar nas difíceis tarefas de expandir os...
Você sabia que nas primeiras décadas do século 20 os circos também viraram arquibancadas de futebol? O picadeiro...
Se a pandemia da Covid-19 alterou radicalmente a rotina de toda a população mundial, bem como nossas relações e...
O México dá um passo importante em sua relação com as drogas. A Suprema Corte do país anunciou a...
A pandemia trouxe uma mudança na estrutura corporativa de milhares de empresas. Com a quarentena e o distanciamento...
Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers....