Tecnologia

Quatro hacks para se livrar de spam e ligações de robôs no seu smartphone

Redação Hypeness - 08/10/2021

Chegamos ao ponto em que a maioria de nós se incomoda em receber ligações de pessoas que conhecemos – mais ainda se forem golpistas e vendedores que bombardeiam nossos números de telefone. Para te ajudar a fugir dessas chamadas desagradáveis, aqui está uma pequena lista de hacks com ferramentas e técnicas essenciais para bloqueio:

Procon e Anatel

Não é perfeito. Chamadas indesejadas algumas vezes passam por ele, mas é o primeiro passo para eliminar os telemarketing da sua vida. Mas não custa nada adicionar seu número no Não Me Ligue, do Procon. O site permite que você verifique se já registrou seu número de telefone, registre-o, caso ainda não tenha feito, e denuncie chamadas indesejadas que recebeu.

Anatel oferece o serviço Não Me Perturbe, uma lista nacional para selecionar quais empresas o consumidor não quer receber ligações. Tem ainda a opção de bloqueio regional em diversos estados e municípios.

Depois de se registrar, aguarde cerca de um mês para realmente fazer efeito – e mesmo assim ligações indesejadas ainda podem contornar as regras. Mas pelo menos você terá um nível básico de proteção configurado. Além disso, você pode denunciar as empresas que te ligaram no site. Anote o nome da empresa e qual serviço ela pretende oferecer para formalizar a denúncia.

Bloqueio na operadora

Muitas operadoras oferecem recursos anti-spam básicos gratuitos, portanto, verifique o que está disponível para você.

Existem também alguns aplicativos que permitem bloquear contatos irritantes. O Whoscall funciona para os três principais sistemas operacionais (Android, iPhone (iOS) e Windows Phone) identificando e bloqueando chamadas de forma automática.

O app também mostra quais são as operadoras de quem está ligando, rastreia links de mensagens SMS e guarda histórico da comunicação do aparelho.

Já o Truecaller funciona também para as plataformas de Blackberry e Symbian e substitui sua agenda telefônica por uma mais inteligente e útil. Tem ainda o Verizon CallFilter, com uma versão básica gratuita e e outra paga.

Para clientes da Verizon que usam o aplicativo CallFilter, há uma configuração útil adicional do iOS 14 chamada Silence Junk Callers localizada na seção Settings> Phone> Call Blocking & Identification.

Bloqueio no dispositivo

Tanto o iOS quanto o Android têm configurações básicas para filtrar chamadas indesejadas. Para iOS, acesse o menu Configurações do telefone, toque em Telefone e ative o recurso “Silenciar chamadores desconhecidos”.

Essa é uma opção extrema, já que enviará todas as chamadas de números desconhecidos para o correio de voz – até mesmo as ligações legítimas que estão tentando contato com você pela primeira vez. Chamadas de seus contatos, números para os quais você ligou e números coletados pela Siri em seu e-mail e mensagens de texto serão atendidos.

Para uma abordagem mais cirúrgica, há outra configuração do iOS que permite integrar aplicativos anti-spam de terceiros. Ele é encontrado no mesmo menu Configurações> Telefone na opção “Bloqueio e identificação de chamadas”. Para que essa configuração apareça, no entanto, você precisará instalar um aplicativo de bloqueio de spam primeiro.

Para Android, se você estiver usando o aplicativo Telefone do Google, abra-o, clique nos três pontos no canto superior direito e toque em Configurações.

Na parte inferior do menu Configurações, há uma opção “Identificação de chamadas e spam”. Existem algumas configurações aqui: “Filtrar chamadas de spam” é a mais importante a habilitar, se ainda não estiver.

Os aplicativos do telefone Android variam de acordo com o dispositivo, portanto, procure configurações semelhantes se não estiver usando o aplicativo Phone by Google. O discador da Samsung, por exemplo, tem um recurso de “Identificação de chamadas e proteção contra spam” no menu Configurações também.

Bloqueio por contato

Se tudo mais falhar e uma ligação falsa começar a atrapalhar seu dia, você pode bloquear números individuais manualmente. Para iOS, no aplicativo Telefone, localize o número que deseja bloquear, toque no pequeno ícone informativo redondo ao lado dele e selecione “Bloquear este chamador” entre as opções disponíveis.

Você também pode bloquear chamadores do aplicativo Contatos: basta abrir o contato que deseja bloquear, rolar um pouco para baixo e tocar em “Bloquear este chamador” para bloqueá-lo. Se você acidentalmente bloquear alguém legítimo, vá em Ajustes> Telefone> Contatos bloqueados para desbloquear o autor da chamada.

Para Android, se você estiver usando o aplicativo de telefone do Google, mantenha pressionado o autor da chamada que deseja bloquear e escolha “Bloquear / denunciar spam” no menu.

A partir daí, você pode optar por bloquear apenas o autor da chamada se for alguém que você conhece e, além disso, denunciar a chamada como spam se for alguém que você não conhece.

Publicidade

Fotos: Getty Images e reprodução sites


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.