Arte

Round 6, festivais de cinema, orquestra no museu e bons lançamentos musicais

Gabriela Rassy - 05/10/2021 | Atualizada em - 06/10/2021

A cada semana, o desafio de reunir as boas novas da arte e cultura! E nesta semana tem algumas boas mostras que vão da música ao cinema, passando pelo teatro e pela dança.

Nos destaques cinematográficos, o Cabíria Festival com exibições e painéis sobre produções de mulheres poderosas no cinema. Já o ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco, chega à 11ª edição com longas-metragens, competição internacional, mostras especiais e muito mais. Nas séries, destaque para a produção sul-coreana Round 6 e a americana The White Lotus.

Nas lives, começa a série de concertos dos alunos da Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a partir da Casa Museu Ema Klabin.

Lançamentos musicais que fazem sua playlist melhor com Heavy Baile e Àttoxxá, Juçara Marçal, Malka, entre muitas outras delícias que acabam de chegar nesse mundão.

Vem na minha e dá o play!

#live

12ª edição da Bienal Sesc de Dança
Até 10 de outubro
Grátis pelo youtube.com/sescsp
A curadoria reuniu um grupo transversal de programadores do Sesc SP que se debruçou nas discussões que a dança tem lançado e enfrentado nestes quase dois anos com o corpo confinado nos espaços e nas telas.  Na quarta, dia 6, tem “Imalẹ̀ Inú Ìyágba”, de Adnã Ionara (Brasil/SP), numa apresentação que se guia pelas mãos da escritora mineira Conceição Evaristo. Sexta, dia 8, João Paulo Lima (Fortaleza) apresenta “Devotees | No’Tro Corpo”, às 21h, e no sábado, dia 9, artista visual multimídia Uýra Sodoma apresenta “Taoca” no mesmo horário.

Orquestra no museu | Youtube Casa Museu Ema Klabin
De 9 de outubro e 25 de novembro
Grátis
Casa Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, São Paulo, recebe concertos dos alunos da Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), com transmissão ao vivo pelo seu canal do YouTube para suas #TardesMusicaisEmCasa. No programa do primeiro concerto, os Alunos de Cordas da Academia de Música da Osesp apresentarão excertos do Quinteto de Cordas, KV 515, de Wolfgang Amadeus Mozart; o Quarteto de Cordas nº 1, de Heitor Villa-Lobos; e arranjos de Michel Michalakakos para Rio Sena e Sens Unique, ambas de Astor Piazzolla, compositor cujo centenário é comemorado em 2021.

#música

Malka, Potyguara Bardo, Kaya Conky e Luísa e os Alquimistas | Exódia
A DJ e produtora Malka tá vindo com sangue no olho cheia dos lançamentos babado. Esse eletropop com parcerias avassaladoras é todo místico, com direito a tarô e busca por destino.

Heavy Baile & ÀTTØØXXÁ | Raposa Love
Aquele mix da safadeza do Rio com a da Bahia num feat que é suingue purinho. Pagode e funk numa combinação no mínimo explosiva!

Aíla | Sentimental
O novo trabalho da artista paraense bem na pegada pop da Amazônia chega delicioso com toques de brega, pisadinha, pagodão e funk.

Juçara Marçal |  Delta Estácio Blues
Depois dos singles que anteciparam o álbum completo da artista que integra o Metá Metá, não esperava nada menos que uma surra sonora. Piras eletrônicas, batuques afro-brasileiros, ruídos, poesia. Juçara inteira – e muito Kiko Dinucci!

Semper Volt e Ava Rocha | Partido Alto
A canção de Chico Buarque ganhou versão eletrônica durante a série de lives que o artista fez com banda e convidados no estúdio Artsy Club. As apresentações ao vivo animaram tanto o grupo, que agora vira um EP ao vivo, intitulado “OHM”, com 6 canções e participações de Negro Leo, o baterista Carlos Bala e Ava Rocha.

Dani Câmara | Febre
O projeto, criado através da sua inquietude, fala de amor, afeto, ancestralidade e cultura, reforçando sua identidade e o seu papel na sociedade através da arte. Por meio de um show performático, o EP é composto por letras e melodias que verbalizam a sensibilidade e o olhar da multiartista sobre o cotidiano.

Gah Setúbal | Na Pressão
Depois de mostrar, no último ano, o disco VIA, sua estreia após integrar a banda Pitanga em Pé de Amora, Gah dá sequência à carreira solo mostrando uma versão do seu tempo para a canção de Lenine.

Bianca Rocha | Fim de Mundo
Depois de recentemente lançar a romântica ‘Despenteados’, com videoclipe protagonizado por pessoas trans, Bianca Rocha entrega o seu primeiro disco solo. São 8 faixas que passam por temas como ansiedade e processos de gentrificação também ganham destaque. Nas participações especiais estão Mafer Bandola (Venezuela), Gabriel Schwartz e Vitor Cabral.

Marcelo Cavalcante | No Quê Da Vida
Despir-se do ego e ir além do próprio umbigo em busca de uma liberdade coletiva. É com este entendimento, que Marcelo Cavalcante, integrante do projeto Avoada, estreia o segundo single solo. Inspirado no movimento da Nueva Canción Latinamericana, o single, provoca a necessidade de estarmos atentos às armadilhas do ego.

#filme

3º Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual
6 a 17 de outubro
Grátis
Com o tema “Inspirar para Respirar”, o evento online traz uma programação variada de filmes e encontros com nomes de destaque no cenário audiovisual, além de homenagem à diretora Lucia Murat. Dos 25 filmes da mostra, cinco são da diretora, entre eles, “Em Três Atos” (2015) e o inédito “Ana. Sem Título” (2020). Já entre as produções nacionais premiadas estão “Aquilo que eu nunca perdi”, de Marina Thomé, e “Limiar”, de Coraci Ruiz. Leia a matéria completa sobe o Cabíria Festival.

Ana. Sem Título, de Lucia Murat

Ana. Sem Título, de Lucia Murat

ANIMAGE – 11º Festival Internacional de Animação de Pernambuco
8 e 17 de outubro
Grátis
Em uma edição híbrida, com exibições online e sessões presenciais no histórico Teatro do Parque, a 11ª edição do festival traz longas-metragens, competição internacional de curtas, mostras especiais, oficinas para crianças, iniciantes e profissionais, além de masterclasses, entrevistas e painéis. Para a mostra competitiva, foram selecionados 49 curtas de 26 países. Entre os destaques da Mostra Competitiva está “GENIUS LOCI”, do francês Adrien Mérigeau, um dos curtas animados mais premiados do ano passado; “Affairs of The Art”, de Joanna Quinn, uma das realizadoras mais celebradas da atual cena da animação no Reino Unido; e “Magnética”, de Marco Arruda, marca o retorno ao festival da Otto Desenhos Animados, uma das mais emblemáticas produtoras de animação do Brasil.

https://www.instagram.com/p/CUc0a6mLdMQ/

#série

Round 6
Um grupo de pessoas com problemas financeiros bastante sérios aceitam um estranho convite para participarem de um jogo de sobrevivência por um prêmio milionário. A série sul-coreana prende a cada episódio que vamos embrenhando pela vida de Gi-hun, que precisa desesperadamente do dinheiro, assim como os outros quase 500 selecionados para a sinistra jogatina.
Disponível no Netflix.

The White Lotus
A série acompanha uma semana do hotel White Lotus, no Havaí, com seus complexos funcionários e hospedes milionários que passam férias ali. Grandes nomes figuram na produção, como Murray Bartlett, Connie Britton e Jennifer Coolidge (sempre maravilhosa), que misturam drama e comédia ao longo da trama.
Disponível no HBO.

#podcast

Quem lê tanta notícia?
Há mais de 50 anos, Caetano Veloso perguntou em uma canção: quem lê tanta notícia? E hoje, com sites, pushes, tuítes, stories, newsletters, como não ficar tonto acompanhando o noticiário? Mas calma que Tati Bernardi, Thiago Amparo e Vera Iaconelli vão te ajudar. Nesse podcast Original Spotify, os três se reúnem para comentar, explicar e destrinchar os acontecimentos do Brasil e do mundo. E, às vezes, para rir e chorar de tudo que está acontecendo. Episódios novos toda quinta-feira pela manhã.

Prato Cheio – O frango-relógio
Cobb 500 ou Ross 308: qual foi o frango que você comeu esta semana? Pouco importa onde você comprou, qual a marca, quando. Os frangos produzidos pela avicultura de precisão são basicamente uma cópia de matrizes controladas por três empresas. Nesse episódio, a gente explica como foram desenvolvidas as aves que permitiram fornecer frango barato à população mundial, mas com impactos ambientais e muitos problemas de bem-estar animal. Esse frango acelerado, que nasce e morre em no máximo 42 dias, já não tem quase nenhuma semelhança com nossas galinhas caipiras, e se transformou numa máquina que converte ração em carne.

#livro

Erva brava, de Paulliny Tort
As doze histórias que compõem o livro orbitam ao redor de Buriti Pequeno, cidade fictícia incrustada no coração de Goiás. Paisagem rara em nosso repertório literário, o Centro-Oeste brasileiro é palco de embates silenciosos, porém aguerridos, retratados neste livro com sutileza e maestria. Regida pelo compasso da literatura — que se ocupa de levantar perguntas, mais do que oferecer respostas —, a escritora brasiliense Paulliny Tort evidencia o nervo exposto de um país que desafia todas as interpretações.

#visuais

Visão Geral
Questões associadas à escultura contemporânea, como luz, espaço, forma, geometria e abstração, são abordadas na mostra coletiva. As obras estiveram em cartaz até o final de setembro na Galeria Mata, no Instituto Inhotim, mas seguem em exposição online pelo site do museu. Por meio de trabalhos dos artistas Alexandre da Cunha, Iran do Espírito Santo, José Damasceno, Laura Vinci, Marcius Galan e Sara Ramo, o público é convidado a refletir sobre a produção escultórica contemporânea para além de sua dimensão como objetos tridimensionais. Faça o tour virtual aqui.

Disfuncional
Galeria Jaqueline Martins – R. Dr. Cesário Mota Júnior, 443 – Vila Buarque
A partir de 9 de outubro | De terça a sexta-feira das 10h às 19h Sábados das 12h às 17h
Entrada grátis
A exposição coletiva, realizada em colaboração com Marina Dalgalarrondo, diretora criativa da marca ÃO, traz projetos não convencionais investigando e contestando nossos pré-conceitos sobre arte e suas
funções. Sete artistas – Ana Mazzei e Helena Pimenta, André Rachadel, Arthur Chaves, Daniel Albuquerque, Luiza Crosman, Maurício Ianês, Stefan-Manuel Eggenweber, incluindo o escritório de arquitetura CLUBE, que assina a expografia, produziram obras comissionadas tendo como ponto de partida a discussão das disciplinas entre moda, arquitetura e artes plásticas.

#cênicas

Mostra Will Eno
De 9 e 24 outubro, sábados e domingos
Lado A (Tragédia: Uma Tragédia): Sábados, 21h
Lado B (O Técnico, A Porta-Voz e Senhores e Senhoras, a Chuva): Domingos, 19h
Temporada online com transmissão via Zoom
Ingressos entre R$ 20 e R$ 50
Com direção de Fernando Vilela, mostra apresenta ao público quatro peças de Will Eno, premiado dramaturgo norte-americano finalista do Prêmio Pulitzer em 2005. Em “Tragédia: Uma Tragédia”, um time de jornalistas cobre, ao vivo, um evento que está se impondo de maneira contundente e sem procedência, instaurando um estado de caos e incerteza na sociedade.

Pequod – Só os bons morrem jovens
Teatro Sérgio Cardoso Digital
De 08 a 24 de outubro, sexta, sábado e domingo às 19h
Grátis – retirar na plataforma Sympla Streaming
Texto inédito do dramaturgo Mário Bortolotto estreia montagem com o Grupo de Teatro Cemitério de Automóveis, que apresentará curta temporada em formato online, com gravação transmitida ao vivo. O espetáculo encerra uma trilogia dos irmãos Nando e Maurício, personagens que apareceram pela primeira vez no texto “Fica Frio”, encenado em 1989, e retornaram posteriormente com a peça “Tempo de Trégua”, encenada no ano 2000. Mário Bortolotto também atuou e dirigiu nas duas primeiras peças, na trilogia que levou 32 anos para se concluir.

Vaca e Outras Moças de Família
8 a 11 de outubro – Sexta a segunda, 21h
Contribuição de R$ 10 a R$ 50
Inspirado no livro homônimo da roteirista e escritora Renata Corrêa, revela, entre tantas situações, a construção da subjetividade das mulheres, enquanto o “segundo sexo” ou o “outro”, em um mundo comandado pelos homens. Despidas de inocência, entre desabafos e autocríticas, inquietações e aspectos cômicos do dia a dia, quatro mulheres expõem e lavam suas feridas. O encontro com a própria voz faz da palavra o instrumento organizador do caos interno. Com direção das dramaturgas Renata Corrêa e Laura Araujo, o elenco conta com as atrizes Fernanda Rocha, Juliana Mesquita, Larissa Mauro e Tatá Lopes, incorporando histórias extraordinárias que nos convidam a refletir: a vaca é cura do gado?

Publicidade


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.