Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em 1900, após se apresentar na Exposição Universal, em Paris, com a companhia de teatro Kabuki que havia criado ao lado do marido, a atriz e gueixa japonesa Sada Yacco se tornou quase que instantaneamente uma estrela internacional. Era a primeira vez que o ocidente de modo geral assistia àquele tipo de interpretação de intensa estilização e dramatização combinada à dança tradicional, ao primor irretocável dos figurinos e à maquiagem feito verdadeiras obras de arte sobre a face dos atores. Foi, no entanto, o talento e a beleza de Yacco que mais impactaram as plateias na grande feira mundial realizada na capital francesa: quem poderia dizer que aquela mulher que se tornaria uma das mais celebradas e famosas no mundo de então, poucos anos antes havia sido vendida para pegar a educação de um de seus doze irmãos?
A artista japonesa Sada Yacco se tornaria o maior nome do Kabuki – e um ícone internacional
-Princesa do Japão abdica de realeza e R$ 7 mi para se casar com colega de faculdade
Em uma sociedade radicalmente machista como a japonesa, Sada Yacco nasceu em 1871, e com somente quatro anos foi enviada para trabalhar numa casa de gueixas, a fim de amortizar uma dívida do pai e permitir pagar pela educação de um de seus irmãos. Três anos depois e com a morte do pai, ainda criança Yacco seria adotada pela proprietária da casa, e aos 12 anos estrearia como gueixa. A jovem aprenderia a ler e escrever, raridade entre as mulheres da época, e estudaria artes marciais e artes em geral.
A jovem Yacco em cena no início de sua carreira
Yacco junto de Kawakami Otojiro
-A primeira fotojornalista japonesa está com 102 anos e segue fotografando
Sua beleza e seu talento como gueixa, mas também como atriz, eram especiais, e com somente 15 anos foi vendida para se tornar amante de Ito Hirobumi, o primeiro-ministro inaugural do Japão. Aos 18 anos ela conquistava sucesso nos palcos japoneses, para em seguida se casar com o ator Kawakami Otojiro, com quem viria a inaugurar um teatro no país e a companhia com a qual viajaria ao Ocidente: primeiro aos EUA com grande sucesso, depois para Paris e, em seguida, para o mundo. Foram diversas turnês internacionais, pelas quais nome como a bailarina Isadora Duncan, o pintor Pablo Picasso – que fotografou e até pintou a artista japonesa – o compositor Claude Debussy e outros gênios da época se declarariam admiradores do trabalho de Yacco.
A artista consagrada na capa da revista Harper’s Bazar
-Festa infantil inspirada em cerimônia japonesa do chá acende debate sobre apropriação cultural
Yacco se tornava o maior nome do teatro kabuki no mundo, em uma forma de arte quase que exclusivamente praticada por homens, cujo a participação feminina sequer era permitida por lei poucos anos antes – ironicamente, o kabuki foi criado por Izumo no Okuni, uma mulher. Ao voltar para o Japão, Sada Yacco não era mais somente uma gueixa ou uma atriz famosa, mas sim um verdadeiro ícone internacional – símbolo da mulher moderna e livre que começava a se afirmar no século XX que também começava. Otojiro viria a falecer em 1911, e um ano depois Yacco deixaria os palcos. A artista atravessaria a Segunda Guerra Mundial já doente, e viria a falecer aos 75 anos, em 1946 – mas se hoje tal arte e cultura japonesa são emblemáticas no mundo, isso se deve em muito ao talento dessa grande artista.
Yacco se tornou símbolo da mulher independente e livre que se formava junto com o século XX
Publicidade
No começo de maio desse ano, a dupla Mauro Paz e Rodrigo Molina criou o The Sketch Battle, um espaço para quem...
A primeira vez que Karim Aïnouz ouviu falar sobre Madame Satã foi com a biografia que Rogério Durst escreveu. O...
A empresa americana Cocoagraph imprime fotos no estilo Polaroid em barras de chocolate artesanais. Cada barra pode...
Uma iniciativa do artista Okuda San Miguel se transformou em uma enorme galeria de arte ao ar livre. A magnitude do...
Longe da região central, o Grajaú já teve períodos difíceis, sendo estampado em índices e noticiários como a...
Um vídeo enviado pelo youtuber fero061982 tornou-se um viral. Intitulado Uma foto por dia no pior ano da minha...
Parte de uma geração que reconfigurou a análise da periferia, nascido na zona norte de São Paulo, KL Jay é...
Nascido na virada entre o século 19 e o século 20 nas comunidades negras de Nova Orleans, nos EUA, da fusão entre a...
Um dos mais importantes discos ao vivo de todos os tempos, Johnny Cash at Folsom Prison completou 50 anos no início...