Criatividade

Supermercado abre ‘caixas de bate-papo’ para combater a solidão entre idosos

Gabriela Rassy - 25/10/2021 | Atualizada em - 27/10/2021

Estamos todos, todas e todes ficando mais velhes e sabemos que a solidão é um problema que afeta demais os idosos. E um supermercado na Holanda abriu o “Chat Checkout”, um caixa preparado para bater papo com os velhinhos na hora de fechar as compras.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas que passaram dos 60 anos deve chegar a 2 bilhões até 2050, ou seja, um quinto da população mundial estará na terceira idade. Só no Brasil, que em 2016 já tinha a quinta maior  população idosa do mundo, deve ter número de idosos ultrapassando o total de crianças entre zero e 14 anos até 2030.

Na Holanda hoje, 1,3 milhão de pessoas têm mais de 75 anos – e essa ação do supermercado pretende garantir que eles não se sintam muito sozinhos.

O governo holandês lançou a campanha “One Against Loneliness”, incentivando organizações, cidades, empresas e indivíduos para encontrar soluções. O gigante da mercearia, Jumbo, está fazendo sua parte com seus caixas inovadores e tagarelas.

A ideia para o “Kletskassa”, que se traduz em algo como “Chat Checkout”, teve origem há mais de dois anos, no verão de 2019.

As reações dos clientes foram tão positivas que agora o Jumbo está expandindo ainda mais a iniciativa: no próximo ano, haverá checkouts com bate-papo em 200 lojas em todo o país, prontos para papear com as pessoas no final das compras.

Colette Cloosterman-van Eerd, CCO do Jumbo e a força motriz por trás da “Coalizão Nacional contra a Solidão”, está intimamente envolvida na iniciativa. “Muitas pessoas, especialmente os idosos, às vezes se sentem solitários. Como empresa familiar e rede de supermercados, estamos no centro da sociedade”, disse ao The Good News Network.

“Nossas lojas são um importante ponto de encontro para muitas pessoas e queremos desempenhar um papel na identificação e redução da solidão. Fazemos isso de várias maneiras, incluindo nossos ‘Kletskassas’. Estamos orgulhosos que muitos de nossos caixas gostam de sentar-se atrás de um caixa com bate-papo. Eles apóiam a iniciativa e querem ajudar as pessoas, fazendo contato real com elas por um interesse genuíno”.

É um pequeno gesto, mas muito valioso, especialmente em um mundo que está se digitalizando e ficando cada vez mais rápido

Holanda contra a solidão

Além dos ‘Kletskassas’, o Jumbo tem várias outras iniciativas para estabelecer o contato pessoal entre as pessoas. “No Jumbo, queremos ser mais do que apenas um lugar onde você faz suas compras. Por exemplo, ajudamos nossas lojas por meio de um manual para sinalizar a solidão dos clientes e para criar iniciativas locais. Várias lojas também têm uma área de bate-papo onde os clientes podem tomar um bom café e conversar com os vizinhos”, explica Cloosterman-van Eerd.

O Ministério da Saúde, Bem-Estar e Esporte da Holanda apoiou o estabelecimento de medidas contra a solidão em cada um dos 355 municípios do país para a organização de programas como visitas domiciliares, linhas telefônicas diretas e criação de mapas de atividades para idosos nas proximidades.

Esperamos que movimento nacional holandês para apoiar pessoas mais velhas tenha sucesso e se espalhe por muitos outros países ao redor do mundo.

Publicidade


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.