Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Desenvolvido no início do século passado, o teste de QI ficou conhecido como o método mais famoso de avaliar a inteligência de um indivíduo. Muita gente com certeza já se aventurou tentando fazer algum pela internet sem saber ao certo como funciona. Outras pessoas já devem ter se perguntado sobre a eficácia dele e qual é o verdadeiro significado por trás dos resultados que gera.
Para esclarecer todas essas dúvidas, contamos abaixo um pouco sobre as principais características do teste de QI, sua origem e relevância nos dias de hoje.
– Pantone lança ‘teste de QI’ de cores que avalia sua sagacidade visual
QI é a abreviação de quociente de inteligência, um valor gerado a partir de experimentos desenvolvidos para avaliar as habilidades cognitivas de um indivíduo. Ele expressa o nível da capacidade mental de uma pessoa considerando a média global e até mesmo a faixa etária, no caso das crianças.
– Essa garota de 12 anos tem o QI mais alto do que Einstein e Stephen Hawking
Essas avaliações são parte de um teste de QI e seus resultados são organizados em uma escala que costuma ir de 0 a 200. Se a nota de uma pessoa estiver entre 121 e 130, ela é considerada superdotada. Mas, se estiver entre 20 e 40, significa que seu raciocínio é muito abaixo da média.
De acordo com o professor de psicologia Richard Nisbett, o valor do QI não é determinado pela genética. Ele afirma que apenas 50%, no máximo, de um QI elevado é decorrência dos genes. As características do ambiente em que o indivíduo cresceu e viveu são muito mais importantes e decisivas no desenvolvimento ou não das capacidades cognitivas de alguém.
O processo de criação do teste de QI começou no início do século XX a partir de uma ideia dos psicólogos Theodore Simon e Alfred Binet. A dupla francesa formulou um questionário para ajudar na identificação de crianças que estavam com o desenvolvimento das habilidades de razão, compreensão e julgamento atrasado e que, por isso, precisavam de algum reforço na escola. O exame ficou conhecido como Teste de Binet-Simon.
Mais tarde, em 1912, o também psicólogo William Stern adaptou o teste para que ele conseguisse mensurar a capacidade intelectual de um indivíduo, comparando idade mental e idade cronológica. Quatro anos depois, o exame foi aperfeiçoado por Lewis Terman, que introduziu a matemática, o vocabulário e a memorização como critérios de avaliação. A partir dessa contribuição, as pessoas passaram a ser classificadas em categorias pelo valor do QI que apresentavam.
– Que tipo de música as pessoas inteligentes escutam?
Depende. Muitos detalhes precisam ser levados em consideração nesse debate, o que torna a resposta completamente relativa.
O teste de QI continua fazendo sentido porque sua qualidade é cientificamente comprovada para que ele possa ser usado em avaliações psicológicas, analisando habilidades cognitivas que são relevantes para a sociedade. Esses exames ajudam a detectar problemas de aprendizado em crianças e estabelecer estratégias de ensino de acordo com as necessidades delas, por exemplo. Vale lembrar também que eles são instrumentos de análise e coleta de dados, e não a base exclusiva dos diagnósticos psicológicos.
Ao mesmo tempo, os testes de QI podem ser considerados ultrapassados na medida em que só examinam as habilidades lógicas, matemáticas e linguísticas de alguém. Segundo o psicólogo Howard Gardner, “são um indicativo razoavelmente correto de quem se sairá bem em uma escola do século passado”. Outros críticos dos testes argumentam que eles contribuem para a classificação injusta dos resultados por gênero, raça e classe.
Quanto a importância dessas avaliações para o diagnóstico de problemas de aprendizado em crianças, estudos apontam que observar o comportamento delas em casa e na escola seria mais útil. Além disso, já foi comprovado por uma pesquisa da University College London que o QI de uma pessoa aumenta ou diminui de acordo com as experiências que ela vive, e essa mudança geralmente acontece durante a adolescência.
Publicidade
Em 1993, arqueólogos encontraram o crânio de uma adolescente de 18 anos na caverna de Theopetra, um local na Grécia...
Depois de relatos de vários moradores da grande Vitória, no Espírito Santo, o Centro de Sismologia da Universidade...
Nenhuma personalidade da história ocidental merece mais o título de alguém “à frente de seu tempo” do que...
O mundo é um lugar intrigante. No entanto, nossa vida cotidiana nos faz esquecer disto. Geralmente estamos tão...
Cientistas da Universidade de Queensland registraram a descoberta de um 'dragão' considerado o maior réptil voador...
Os olhos do mundo acompanharam mais um feito de Jeff Bezos. Fundador da Amazon e homem mais rico do mundo, ele entrou...
Contrariando todas as expectativas, Matthew Whiataker nasceu cego e tinha apenas 50% de chance de sobreviver. Até os...
Quando estamos na escola, não imaginamos construir um balão meteorológico. Geralmente, estamos pensamos em plantar...
A sua posição, o que você come e a quantidade de exercícios físicos que você faz podem te ajudar a fazer cocô do...