Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Mesmo tendo crescido nos últimos anos, o debate sobre identidade de gênero ainda é cercado de muita desinformação. Um dos equívocos mais comuns é a ideia de que apenas as pessoas trans têm identidade de gênero, quando, na verdade, todos performam uma de algum modo.
Quanto mais falam sobre gênero e de que formas é possível se identificar em relação a ele, mais pessoas que fogem dos padrões culturalmente entendem suas especificidades e demandas. O debate ainda pode atenuar conflitos dentro de casa, no trabalho e no espaço público, além de contribuir para a desconstrução dos papéis fixos, injustos e estereotipados que homens e mulheres costumam ter na sociedade, equilibrando as relações de poder.
– Após 28 anos, OMS deixa de considerar transexualidade transtorno mental
Para facilitar a participação de todos nessa discussão e resolver algumas dúvidas, explicamos os conceitos fundamentais sobre o tema, incluindo nomenclaturas.
Ao contrário do que se pode pensar, o gênero não é determinado biologicamente, mas socialmente. Na cultura ocidental hegemônica marcada por binarismos isso, na maioria das vezes, diz respeito à definição do que é ser homem e mulher, representação do feminino e do masculino.
– O que é sexismo e porque ele é uma ameaça à equidade de gênero
De acordo com a cartilha “Orientações Sobre Identidade de Gênero: Conceitos e Termos” desenvolvida para o Sistema Único de Saúde (SUS) , o genital e os cromossomos não importam na determinação do gênero, apenas “a autopercepção e a forma como uma pessoa se expressa socialmente ”. Ele é uma construção cultural que divide como pessoas em caixinhas e demanda papéis públicos de acordo com cada uma delas.
A identidade de gênero diz respeito ao gênero com o qual uma pessoa se identifica. É uma experiência extremamente pessoal e pode ou não coincidir com o sexo designado a ela no nascimento, ou seja, independente da genitália e de outros aspectos anatômicos.
– A imperatriz romana transgênero convenientemente apagada da história
Também está vinculado à noção pessoal do corpo de um indivíduo, que pode escolher mudar sua aparência, uma maneira que se apresenta à sociedade e transformar determinadas funções corporais usando métodos cirúrgicos e médicos, por exemplo.
Agora que você já foi aprensentade ao assunto, vamos aos significados de alguns termos importantes.
– Cisgênero: Pessoa que se identifica com o gênero que lhe foi atribuída ao nascimento, uma identidade de gênero dessa pessoa corresponde ao que convencionou-se chamar de sexo biológico (que também é uma interpretação, mas isso é assunto para outro post).
– Transgênero : Quem se identifica com um gênero diferente do que foi designado no momento de seu nascimento. Nesse caso, identidade de gênero não coincide com seu sexo biológico.
– 5 mulheres trans que fizeram a diferença na luta LGBTQIA +
– Transexual: Está incluído dentro do grupo de transgêneros. É uma pessoa que também não se identifica com o gênero que foi atribuído ao nascer e passa por uma transição, seja ela hormonal ou cirúrgica, com o objetivo de se parecer com sua identidade de gênero. Segundo o guia “Orientações Sobre Identidade de Gênero: Conceitos e Termos” do SUS, transexual é “toda pessoa que reivindica o reconhecimento social e legal como” o gênero com o qual se identifica.
– Não-binário : Alguém que não se identifica com uma ideia binária de gênero, resumida apenas ao masculino e ao feminino. É uma pessoa cuja identidade de gênero pode se encaixar com as representações associadas tanto ao homem quanto à mulher ou não coincidir com nenhuma delas.
– Olimpíadas: narradora usa pronome neutro em transmissão e viraliza por identidade de atleta
– Agênero: Pessoas que não se identificam com nenhum gênero. Podem se definir como parte do grupo transgênero e / ou não-binário também.
– Intersexual: Pessoas que nascem com alguma condição anatômica cujos órgãos reprodutivos, hormonais, genéticos ou sexuais fogem aos padrões normativos do entendimento hegemônico e binário de sexo biológico. No passado, são chamadas de hermafroditas, um termo preconceituoso usado apenas para descrever espécies não-humanas que têm mais de um reprodutor de sistema.
– Gênero fluido : Alguém identidade flui pelos gêneros, transitando entre o masculino, o feminino ou o neutro. Essa mudança entre gêneros acontece em períodos de tempo diferentes, ou seja, pode ser durante anos ou até num mesmo dia. É uma pessoa que também pode se identificar com mais de um gênero ao mesmo tempo.
– Queer: Termo que se refere a grupos LGBTQIA + , que não se conformam às normas de gênero e de sexualidade. Antigamente usado como ofensa (significava “estranho”, “esquisito”) à comunidade, foi reapropriado por ela, usado para reafirmar uma posição política.
– Travesti : Pessoas que tiveram o gênero masculino designado ao nascer, mas vivem uma construção do gênero feminino. Podem ou não se identificar como um terceiro gênero e não necessariamente ter vontade de modificar suas características corporais.
– Supremo decide que SUS terá que respeitar identidade de gênero; medida beneficia pacientes trans
– Nome social: É o nome que travestis, homens e mulheres trangêneros podem utilizar, de acordo com suas identidades de gênero, para se apresentar e identificar enquanto seus registros civis ainda não foram alterados.
Para não restar nenhuma dúvida, vale lembrar que identidade de gênero e orientação sexual não são a mesma coisa ou sequer dependente uma da outra. A orientação sexual nada mais é que a atração romântica e sexual que uma pessoa sente por alguém.
Homens trans que se sentem atraídos somente por mulheres são héteros. Mulheres trans que se sentem atraídas apenas por mulheres são lésbicas. Homens e mulheres trans que se atraem tanto por homens quanto por mulheres são bissexuais.
O mais importante é lembrar que assim como é um erro assumir que as pessoas sejam naturalmente cisgênero, também é incorreto achar que todos são heterossexuais.
Publicidade
Depois de postar uma fotografia do quadril de uma mulher usando apenas uma calcinha, Kazuo Okubo, 59 anos, recebeu...
Todo carnaval existem os hits que mais conquistam os foliões e também as fantasias que se tornam tendência. E, por...
Na última segunda-feira (30), o empresário e ex-diretor da Band Rodrigo Branco participou de uma live no Instagram...
Luana Xavier esteve na festa ‘Oxente’, comandada por Xanddy do Harmonia do Samba. O cantor baiano foi acusado pela...
Depois da enxurrada de pitacos, Débora Nascimento falou pela primeira vez sobre o fim do casamento com José Loreto. A...
Em um momento intenso de luta antirracista, é ainda mais importante amplificar vozes e legados de representantes...
Um levantamento do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) mostrou que o número de pessoas morando em favelas subiu...
O jogo desta quinta-feira (13) parecia que teria um gostinho diferente quando Marta abriu o marcador no primeiro tempo...
Thelma, vencedora do 'Big Brother Brasil 20', falou no programa de Fátima Bernardes sobre os ataques racistas sofridos...