Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Mesmo tendo crescido nos últimos anos, o debate sobre identidade de gênero ainda é cercado de muita desinformação. Um dos equívocos mais comuns é a ideia de que apenas as pessoas trans têm identidade de gênero, quando, na verdade, todos performam uma de algum modo.
Quanto mais falam sobre gênero e de que formas é possível se identificar em relação a ele, mais pessoas que fogem dos padrões culturalmente entendem suas especificidades e demandas. O debate ainda pode atenuar conflitos dentro de casa, no trabalho e no espaço público, além de contribuir para a desconstrução dos papéis fixos, injustos e estereotipados que homens e mulheres costumam ter na sociedade, equilibrando as relações de poder.
– Após 28 anos, OMS deixa de considerar transexualidade transtorno mental
Para facilitar a participação de todos nessa discussão e resolver algumas dúvidas, explicamos os conceitos fundamentais sobre o tema, incluindo nomenclaturas.
Ao contrário do que se pode pensar, o gênero não é determinado biologicamente, mas socialmente. Na cultura ocidental hegemônica marcada por binarismos isso, na maioria das vezes, diz respeito à definição do que é ser homem e mulher, representação do feminino e do masculino.
– O que é sexismo e porque ele é uma ameaça à equidade de gênero
De acordo com a cartilha “Orientações Sobre Identidade de Gênero: Conceitos e Termos” desenvolvida para o Sistema Único de Saúde (SUS) , o genital e os cromossomos não importam na determinação do gênero, apenas “a autopercepção e a forma como uma pessoa se expressa socialmente ”. Ele é uma construção cultural que divide como pessoas em caixinhas e demanda papéis públicos de acordo com cada uma delas.
A identidade de gênero diz respeito ao gênero com o qual uma pessoa se identifica. É uma experiência extremamente pessoal e pode ou não coincidir com o sexo designado a ela no nascimento, ou seja, independente da genitália e de outros aspectos anatômicos.
– A imperatriz romana transgênero convenientemente apagada da história
Também está vinculado à noção pessoal do corpo de um indivíduo, que pode escolher mudar sua aparência, uma maneira que se apresenta à sociedade e transformar determinadas funções corporais usando métodos cirúrgicos e médicos, por exemplo.
Agora que você já foi aprensentade ao assunto, vamos aos significados de alguns termos importantes.
– Cisgênero: Pessoa que se identifica com o gênero que lhe foi atribuída ao nascimento, uma identidade de gênero dessa pessoa corresponde ao que convencionou-se chamar de sexo biológico (que também é uma interpretação, mas isso é assunto para outro post).
– Transgênero : Quem se identifica com um gênero diferente do que foi designado no momento de seu nascimento. Nesse caso, identidade de gênero não coincide com seu sexo biológico.
– 5 mulheres trans que fizeram a diferença na luta LGBTQIA +
– Transexual: Está incluído dentro do grupo de transgêneros. É uma pessoa que também não se identifica com o gênero que foi atribuído ao nascer e passa por uma transição, seja ela hormonal ou cirúrgica, com o objetivo de se parecer com sua identidade de gênero. Segundo o guia “Orientações Sobre Identidade de Gênero: Conceitos e Termos” do SUS, transexual é “toda pessoa que reivindica o reconhecimento social e legal como” o gênero com o qual se identifica.
– Não-binário : Alguém que não se identifica com uma ideia binária de gênero, resumida apenas ao masculino e ao feminino. É uma pessoa cuja identidade de gênero pode se encaixar com as representações associadas tanto ao homem quanto à mulher ou não coincidir com nenhuma delas.
– Olimpíadas: narradora usa pronome neutro em transmissão e viraliza por identidade de atleta
– Agênero: Pessoas que não se identificam com nenhum gênero. Podem se definir como parte do grupo transgênero e / ou não-binário também.
– Intersexual: Pessoas que nascem com alguma condição anatômica cujos órgãos reprodutivos, hormonais, genéticos ou sexuais fogem aos padrões normativos do entendimento hegemônico e binário de sexo biológico. No passado, são chamadas de hermafroditas, um termo preconceituoso usado apenas para descrever espécies não-humanas que têm mais de um reprodutor de sistema.
– Gênero fluido : Alguém identidade flui pelos gêneros, transitando entre o masculino, o feminino ou o neutro. Essa mudança entre gêneros acontece em períodos de tempo diferentes, ou seja, pode ser durante anos ou até num mesmo dia. É uma pessoa que também pode se identificar com mais de um gênero ao mesmo tempo.
– Queer: Termo que se refere a grupos LGBTQIA + , que não se conformam às normas de gênero e de sexualidade. Antigamente usado como ofensa (significava “estranho”, “esquisito”) à comunidade, foi reapropriado por ela, usado para reafirmar uma posição política.
– Travesti : Pessoas que tiveram o gênero masculino designado ao nascer, mas vivem uma construção do gênero feminino. Podem ou não se identificar como um terceiro gênero e não necessariamente ter vontade de modificar suas características corporais.
– Supremo decide que SUS terá que respeitar identidade de gênero; medida beneficia pacientes trans
– Nome social: É o nome que travestis, homens e mulheres trangêneros podem utilizar, de acordo com suas identidades de gênero, para se apresentar e identificar enquanto seus registros civis ainda não foram alterados.
Para não restar nenhuma dúvida, vale lembrar que identidade de gênero e orientação sexual não são a mesma coisa ou sequer dependente uma da outra. A orientação sexual nada mais é que a atração romântica e sexual que uma pessoa sente por alguém.
Homens trans que se sentem atraídos somente por mulheres são héteros. Mulheres trans que se sentem atraídas apenas por mulheres são lésbicas. Homens e mulheres trans que se atraem tanto por homens quanto por mulheres são bissexuais.
O mais importante é lembrar que assim como é um erro assumir que as pessoas sejam naturalmente cisgênero, também é incorreto achar que todos são heterossexuais.
Publicidade
A escola, que deveria ser espaço de incentivo à diversidade, promoveu outro caso de racismo. Desta vez, um garoto...
Nesta madrugada, a participante do "BBB22", Natália Deodato, entrou em prantos após uma série de eventos que...
O fim provisório dos likes no Instagram gerou debates sobre saúde mental e autoestima. Ana Clara Paim acredita que a...
Nordestina, professora, lésbica, negra e única mulher a governar um estado brasileiro atualmente, Fátima Bezerra...
"Por que uma pessoa bissexual nunca termina uma piada?" A influenciadora gaúcha Luana Pierozan, de 17 anos, lançou a...
Lucas Gabriel foi o nome escolhido pelo filho da vendedora e artesã Vanessa Silva, de 35 anos, ao se assumir um menino...
A Federação Alemã de Futebol (DFB) aprovou recentemente um regulamento que determina o direito de pessoas trans,...
Malikah Shabazz, uma das filhas de Malcolm X, foi encontrada morta em Nova York. As informações dão conta que a...
A nova linha eleitoral de bonecas Barbie 2020 chegou para mostrar a importância de mulheres e da diversidade na...