Sustentabilidade

Veado branco raro é morto pela polícia nas ruas de Liverpool, na Inglaterra

Vitor Paiva - 15/10/2021

A ameaça contra animais em perigo de extinção não vem somente de caçadores em meio à natureza selvagem, e pode ocorrer nas ruas de uma cidade contra uma espécie rara e profundamente ameaçada. Foi o que aconteceu em plena Liverpool, em meio às ruas da cidade ao noroeste da Inglaterra, contra um raríssimo veado branco, animal que tomou as ruas da região de Bootle, que terminou abatido a tiros pela polícia local. Segundo comunicação oficial, a decisão extrema foi tomada pelos agentes diante da falta de apoio ou meios para conter o animal e proteger a população, mas ativistas ligados a organizações de proteção aos animais criticaram a ação policial.

Cervo branco em Liverpool

O animal andando pelas ruas da cidade antes de ser abatido © Twitter/reprodução

-Nesse parque japonês você consegue conviver – e até alimentar – 1,4 mil cervos

A aparição ocorreu na manhã do último domingo, e chegou a ser registrada em vídeo e fotos pelas ruas da cidade. Aparições do tipo são comuns, segundo especialistas ligados à Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals, sociedade de combate à crueldade contra animais, e era possível tanto proteger simplesmente o entorno para permitir que o veado retornasse sozinho à natureza, quanto sedar o animal para devolvê-lo à floresta com segurança: a sociedade afirnou que chegou a instruir os agentes policiais durante a operação.

-Caçadores causam revolta por morte de 216 lobos em 60 horas

Um porta-voz da polícia de Merseyside afirmou que os agentes emitiram pedidos de ajuda, mas que aos poucos o animal começou a demonstrar sinais de irritação, e não houve opção que não abater o animal. “Não havia a opção de deixar o veado vagando pelas ruas, que se tornou uma ameaça contra os motoristas e passantes na área pública, particularmente conforme a noite começou a se aproximar”, afirmou o porta-voz. “Como resultado, foi tomada a decisão no início da noite de impor a eutanásia ao animal”, afirmou.

Outro exemplo de um veado branco, similar ao animal morto pela polícia inglesa

Outro exemplo de um veado branco, similar ao animal morto pela polícia inglesa © Pixabay

-Primeiro, um. Depois todos! Família de veados ‘invade’ loja nos EUA

De acordo com a British Deer Society, sociedade de proteção aos cervos e veados no país, o veado branco não é um animal albino nem uma espécie específica diferenciada, mas sua aparência ocorre como resultado de uma baixa produção de melanina. O animal é da espécie Dama dama, também conhecido como gamo, e se encontra por todo o país. “Apesar dos veados viverem tradicionalmente em florestas e parques, as aparições estão se tornando cada vez mais comuns em ambientes urbanos por todo o Reino Unido”, afirmou especialista da sociedade.

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.