Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
As singularidades geológicas, geográficas e climáticas da Antártida fazem do continente gelado, além de uma das paisagens mais incríveis de todo o planeta, um verdadeiro laboratório a céu aberto, onde importantes pesquisas científicas são realizadas por diversos países. Atualmente, 70 bases permanentes espalhadas pelos 14 milhões de quilômetros quadrados da superfície do continente representam 29 países, e recebem cientistas do mundo inteiro, para estudarem o clima, os mares, a vida marinha, bem como o próprio continente, e realizarem experimentos se valendo das temperaturas mais geladas de toda a Terra.
A base argentina Almirante Brown, originalmente a mais antiga da Antártida
A Base Esperanza, uma das mais que possuem presença permanente no continente
-Antártida vive drama com geleira próxima de ponto irreversível de degelo
Até 1959, diversos países disputavam a posse do continente, desde sua “descoberta” oficial, em 1820. A assinatura do Tratado da Antártida, porém, encerrou tal disputa e alterou radicalmente a relação da humanidade com a região: uma vez assinado o acordo, em 1 de dezembro de 1959, a Antártida se tornou uma área de cooperação internacional irrestrita e sem dono, utilizada para exploração científica, pacífica e proibida de ser militarizada. “A Antártida deve ser utilizada somente para propósitos pacíficos”, diz o primeiro artigo do acordo que, entre outros pontos, também determina que as “observações científicas e resultados da Antártida devem ser disponibilizadas livremente”.
Antártida do alto, vista de um satélite
-Antártida: o que o único continente livre do coronavírus pode ensinar sobre isolamento
Entre bases permanentes e temporárias, Argentina, Chile, Equador, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Japão, Romênia, Espanha, Ucrânia, Paquistão, Rússia, Índia, EUA, Coréia do Sul, Suécia, Noruega, África do Sul, Alemanha e China estão entre os países que mantêm bases no continente – e o Brasil também se faz presente, com a Estação Comandante Ferraz, inaugurada em 1984 na Ilha do Rei George, na Baía do Almirantado, no continente. Não há uma população fixa estabelecida na Antártida, mas as equipes de cientistas e de apoio às bases somam, entre todas as bases, cerca de 4 mil pessoas no verão, e 1 mil no inverno. O acampamento Villa Las Estrellas, do Chile, e a Base Esperanza, da Argentina – onde ocorreram o primeiro casamento e o primeiro nascimento da Antártida – possuem uma presença populacional regular, que inclui crianças.
A Estação brasileira Comandante Ferraz, reconstruída depois de um incêndio em 2012
A base brasileira vista de cima
-Antártica: o continente gelado (hoje nem tão gelado assim) já foi uma floresta tropical
São diversos os motivos que fazem da Antártida um laboratório fundamental. A Antártida é o continente mais frio e mais seco do planeta, com temperaturas que podem variar entre -10ºC e -20ºC, mas podendo chegar a -30ºC e até -65ºC – em 1983 foi registrado o recorde de -89ºC. Além de ser um ponto de encontro de todos os mares, o estudo do gelo, da neve, os animais selvagens, os efeitos das baixas temperaturas sobre o corpo, assim como estudos astronômicos especiais nos céus antárticos, movem biólogos, geólogos, oceanógrafos, astrônomos, físicos e meteorologistas para a região. Trata-se, afinal, de um dos cenários mais imaculados, extremos e complexos do planeta, que também oferece oportunidade para um experimento de cooperação política e pacífica igualmente sem igual em toda a Terra.
A base chilena Villa Las Estrellas
Base uruguaia no continente
Publicidade
Em 1997, a NASA lançou à órbita a nave espacial Cassini–Huygens, uma sonda que tinha como grande objetivo captar...
Em tempos de comunicação digital imediata, em que as distâncias simplesmente deixam de existir para se mandar uma...
Se você é do tipo que está sempre a olhar para cima, procurando os mais incríveis eventos astronômicos que o céu...
Os gatos são paradoxais: se, por um lado, de fato são animais independentes e autônomos, por outro criam sim laços...
O cérebro de pessoas idosas pode sim funcionar melhor do que o de jovens em certos aspectos. É o que indica uma...
Neste ano, agosto é um dos favoritos na agenda da Nasa, a agência espacial norte-americana, e deveria ser o seu...
Seis estudantes de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, lançarão dois experimentos científicos ao espaço em...
Nós amamos os alimentos orgânicos - e temos até algumas dicas para você comprar comida sem agrotóxicos. Agora, um...
Desde o começo da pandemia do coronavírus, você já deve ter ouvido alguém comentar sobre dor nos dentes. Aliás,...