Inspiração

A videira mais antiga do mundo existe há quase 500 anos

Roanna Azevedo - 12/11/2021

Localizada em Maribor, na Eslovênia, a videira mais antiga do mundo aparece em pinturas de 1600, mas sua origem remonta ao ano de 1570, o que garantiu seu lugar no Guinness Book, o Livro dos Recordes.

Ela começou a crescer na velha muralha da cidade. Hoje, essa muralha corresponde ao muro lateral da construção Old Vine House (ou “Casa da Antiga Videira”, em livre tradução), um museu todo dedicado à árvore, que ainda produz frutos.

Conheça o hotel mais antigo do mundo, gerido pela mesma família há mais de 1300 anos

A “Old Vine”, como é popularmente chamada, foi plantada no final da Idade Média, bem na época em que Maribor foi ocupada pelo Império Otomano. Mesmo após diversos conflitos armados na região, a videira surpreendentemente sobreviveu. Nem mesmo incêndios, pragas que afetaram vegetações próximas e os bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial foram capazes de destruir a árvore.

15 frutas e legumes que você não imaginava que nasciam dessa forma

Com uma colheita anual que varia de 33 a 55kg de uvas, a videira oferece matéria prima suficiente para produzir até 35 litros de vinho. A exclusividade da bebida é tanta, que apenas 100 garrafas dela, todas desenhadas pelo artista Oskar Kogoj, são fabricadas anualmente.

Conheça a incrível adega subterrânea com mais de 1,3 milhão de garrafas na Moldávia

O vinho da “Old Vine” costuma servir como presente em situações protocolares especiais e ser apresentado a várias personalidades importantes da mídia, como Bill Clinton, Brad Pitt e até mesmo Dalai Lama.

Publicidade

Foto: Marco Secchi/Facebook/Reprodução


Roanna Azevedo
Diretamente da zona norte do Rio, é jornalista por profissão e curiosa por conta própria. Ama escrever sobre cinema e o universo do entretenimento há mais de dois anos. Tem paixão por tudo que envolve cultura, música, arte e comportamento, além de ficar sempre ligada no que rola no mundinho da comunicação nas redes sociais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.