Inspiração

Adele fala em objetificação constante do corpo em papo com Oprah sobre emagrecimento

Vitor Paiva - 22/11/2021 | Atualizada em - 23/11/2021

O processo de emagrecimento vivido pela cantora e compositora britânica Adele nos últimos anos foi notado e noticiado em todo o mundo: desde 2018, a artista perdeu, ao todo, 45 quilos. O que poucos sabiam, porém, era o mais profundo motivo por trás da mudança na vida da artista, envolvendo uma transformação radical em seus hábitos e no sentido de sua relação com a os exercícios e sua saúde: não a busca por se encaixar em um padrão estético e corporal, mas sim a superação de um quadro de depressão e ansiedade.

"Adele One Night Only"

Adele e Oprah durante o especial gravado para o canal CBS

-Magreza de Adele revela gordofobia escondida em comentários elogiosos

A revelação surgiu durante uma entrevista recente, dada pela cantora de 33 anos à apresentadora Oprah Winfrey para o programa “Adele One Night Only”, exibido pelo canal CBS no último dia 14, como parte da divulgação do lançamento de seu novo disco, 30. Na conversa, Adele revelou que passou a praticar exercícios físicos como forma de amenizar processos de ansiedade iniciados principalmente após o fim de seu casamento com o empresário Simon Konecki, de 47 anos. Os dois começaram a namorar em 2011, e pouco tempo depois tiveram o filho Angelo, hoje com 9 anos, mas só se casaram efetivamente em 2018: em abril de 2019, confirmaram a separação.

Adele e Oprah

A cantora falou de sua separação no especial sobre seu novo disco

-Adele processada por plágio; entenda acusação que envolve clássico de Martinho da Vila

“Eu tive crises terríveis de ansiedade após a separação. Elas me paralisavam completamente e me deixavam muito confusa, porque eu não tinha qualquer controle sobre meu corpo”, afirmou a cantora, que também desabafou com Oprah sobre como se sentiu diante da forma e da velocidade com que se deu a conclusão de seu relacionamento.  “Eu levo o matrimônio muito a sério. E, agora, parece que não. É quase como se eu tivesse desrespeitado o casamento ao me divorciar tão rapidamente. Fico envergonhada por ter sido tão rápido”, afirmou.

Adele na capa do novo disco, 30

Adele na capa do novo disco, 30

-Elliot Page se emociona ao falar com Oprah sobre relação com corpo ao se assumir trans

A cantora também comentou, na entrevista, sobre eventuais frustrações e posicionamentos por parte dos fãs, a respeito do debate sobre se ela teria deixado de representar afirmativamente as mulheres gordas depois de emagrecer. “Não fico chocada nem perturbada com isso, pois o meu corpo foi objetificado ao longo de toda minha carreira. Não é minha função validar como as pessoas se sentem em relação a seus corpos”, comentou, apontando, no entanto, para o próprio limite que tal expectativa sobre ela enquanto pessoa pode impor.

Adele

O emagrecimento da cantora vem sendo assunto na imprensa desde 2019

-Ashley Graham está usando seu trabalho como modelo para ajudar mulheres gordas a amarem seus corpos

“Eu me sinto mal se alguém se sente mal consigo mesmo, mas esse não é o meu trabalho. Eu estou tentando organizar minha própria vida, não posso acrescentar outra preocupação”, afirmou. Seu divórcio também é tema das canções de 30, lançado em novembro de 2021 com imenso sucesso comercial e de crítica – apesar da dor da separação, Adele falou do ex-marido com grande carinho. “Naquele momento da minha vida, eu era muito jovem e acho que teria me perdido. Eu poderia facilmente ter seguido caminhos duvidosos e de autodestruição. Então ele veio e foi a pessoa mais estável que em tive em minha vida”, afirmou.

Oprah e Adele

Oprah e Adele postaram fotos juntas após a entrevista

Publicidade

© fotos 1, 2: CBS/Divulgação

© foto 3: Divulgação

© foto 4, 5: Instagram/Reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.