Arte

Artista britânico aposta no realismo mágico em exposição para alertar sobre devastação do meio ambiente

Redação Hypeness - 22/11/2021 às 19:13 | Atualizada em 24/11/2021 às 18:13

Um gorila entre folhagens fortemente rosas. Cervos observando as montanhas em tons de lilás e rosa. Pássaros descansando sobre galhos tão coloridos quanto um arco-íris. A nova exposição do artista britânico Jim Naughten mistura elementos reais da vida selvagem a cores e pinturas lúdicas de um sonho e desafiam os nossos olhos a entender o que é real e o que não é.

– Museu Transgênero de História da Arte prepara acervo com banco de dados e inaugura primeira exposição

As obras de “Eremozoic” foram criadas misturando elementos da fauna e da flora entre paisagens oníricas coloridas. Com truques ópticos muito bem traçados, é difícil entender o que é pintura do que é fotografia.

A intenção do trabalho é justamente essa. Não é do interesse do artista que o observador possa distinguir o que é verdadeiro e o que é ficção. O que ele chama de “pintura digital” é algo conseguido combinando múltiplos talentos na pintura e na manipulação digital de fotos. 

Acho que passei a maior parte da minha carreira na fotografia e, aos poucos, fui me voltando para a tela. Achei a transição para a fotografia digital muito difícil até que me dei conta de que poderia alterar as imagens e criar imagens totalmente novas usando programas de pós-produção como o Photoshop. Isso me lembra de trabalhar com óleo sobre tela – retornar ao trabalho repetidamente, às vezes por semanas, alterando cores e elementos, usando ferramentas de pincel até ficar feliz com o resultado final”, contou, em entrevista ao “My Modern Met”. 

O projeto tem como objetivo levar a uma reflexão sobre como nós, seres humanos, temos nos afastado da Natureza e do mundo real. 

– A natureza e o meio ambiente como inspiração para as loucas pinturas de Robert Connett

O nome, Eremozoico, em tradução livre, faz referência à Era Eremozóica, termo cunhado pelo biólogo EO Wilson para se referir a uma possível próxima era da Terra, para onde a constante degradação do meio ambiente pode acabar nos levando: para a Era da Solidão. 

A ideia é explorar nossa desconexão do mundo natural, que está em sérios problemas por causa de nossas ações”, explica Naughten. “30.000 espécies são extintas todos os anos; está piorando a cada dia. Precisamos desesperadamente de dar algum espaço à natureza e à vida selvagem“, alertou. 

A exposição ficou à mostra na Grove Square Galleries, em Londres, até o último dia 18. No entanto, ainda é possível fazer um tour virtual pelo espaço.

Veja abaixo algumas imagens da exposição:

Publicidade

Fotos: Eremozoic/Jim Naughten


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: array_map(): Expected parameter 2 to be an array, bool given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 2

Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 11

Canais Especiais Hypeness