Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A reforma de um dos maiores mosaicos de piso já descobertos no mundo foi enfim concluída na Palestina. Com 836 metros quadrados e utilizando em sua construção mais de 5 milhões de tesselas ou peças individuais para revestimentos, o mosaico adorna o chão das ruínas do Palácio de Hisham, na cidade de Jericó, na Cisjordânia, e sua construção tem mais de 1200 anos, remontando ao século VIII. A restauração do mosaico custou cerca de 12 milhões de dólares, equivalentes a mais de 67 milhões de reais na cotação atual, e ocorreu com o apoio financeiro de autoridades japonesas.
A reforma visa transformar o mosaico em um dos pontos altos da atração turística que são as ruínas do palácio © Getty Images
-Indiana Jones da arte resgata mosaico com 1,6 mil anos
O mosaico é ilustrado por padrões geométricos e abstratos, grafismos que desenham imagens semelhantes a mandalas, como também por representações simbólicas, incluindo a famosa árvore da vida, construída no piso da casa de banhos do palácio, que traz, ao pé da árvore, a imagem de um leão atacando um cervo, simbolizando a guerra e, ao lado, duas gazelas, simbolizando a paz. Segundo as autoridades palestinas, a reforma e reabertura das ruínas à visitação pública têm como objetivo tornar o local em um grande ponto turístico na região.
A casa de banhos do palácio © Getty Images
Detalhe da ilustração sobre guerra e paz no mosaico da casa de banhos © Wikimedia Commons
-Artista urbano ‘descasca’ muros para contar a saga dos refugiados palestinos em imagens
Localizada às margens do Rio Jordão, Jericó é considerada uma das cidades mais antigas do mundo, com mais de 10 mil anos desde sua fundação. O Palácio de Hisham foi construído entre os anos de 724 e 743 da era comum, durante o Califado Omíada, no governo do califa Hishām ibn ʿAbd al-Malik, como um palácio do deserto. Com um palácio, uma mesquita, um pavilhão, prédios agrícolas e uma casa de banhos, acredita-se que o luxuoso complexo era ocupado por um sobrinho do califa. O Califado Omíada foi o segundo dos quatro principais califados islâmicos, e durou entre os anos de 665 e 750 da era comum.
Um dos maiores já encontrados, o mosaico tem mais de 5 milhões de peças
-Em nova arte de Banksy, anjinhos abrem fenda em muro que separa Israel de território palestino
A milenar construção permaneceu abandonada por muitos séculos, até ser redescoberta por arqueólogos em 1873. O piso em mosaico, porém, só foi encontrado em 1930. A reforma recente teve início em 2016, após um acordo estabelecido entre o Ministério do Turismo Palestino e a Agência de Cooperação Internacional do Japão, uma entidade governamental que coordena a Assistência Oficial ao Desenvolvimento, braço do Ministério das Relações Exteriores japonês que oferece suportes diversos para países em desenvolvimento.
As ruínas do Palácio de Hisham, em Jericó, foram descobertas no século XIX © Wikimedia Commons
Publicidade
O baterista australiano Kye Smith encontrou uma curiosa e bastante habilidosa maneira de homenagear seus artistas...
Prever o que virá na temporada final de "Game Of Thrones", diante das diversas histórias e viradas narrativas que...
O cinema gigante ao ar livre está de volta a São Paulo com mais uma edição do Shell Open Air. Entre os dias 18 de...
Após o sucesso estrondoso do sábado inaugural do Festival Rider #DáPraFazer, não pude deixar de me sentir...
O fotógrafo canadense Benoit Paillé está na estrada há 3 anos. Vivendo em um trailer de pouco mais de 6 metros em...
Matt Story é um artista norte-americano que possui um talento inquestionável para pinturas hiper-realistas. Ele conta...
Corria o início dos anos 70 quando a campainha subitamente tocou no apartamento de Botafogo onde Moraes Moreira viva...
A atriz Jeanette Maus, conhecida pelos papéis das irmãs bruxas da Casa de Dimitrescu em 'Resident Evil Village',...
A única coisa que a gente não gosta é de passar a semana em branco, não é mesmo? Existem mil motivos pra sair de...