Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A música é propriamente o ofício, mas os livros são também base para o trabalho e o coração de Maria Bethânia: a poesia sempre fez parte de seus shows, e a literatura funcionou como inspiração e matéria sentimental para seu canto, e por isso é natural descobrir que o podcast que a artista recentemente lançou traz justamente os textos, poemas e livros, permeados por canções, como assuntos centrais – e antídoto contra a dureza da realidade atual. Intitulado “Tabuleiro”, o primeiro de seis episódios em áudio – ou “programa de rádio”, com Bethânia faz questão de chamar o podcast – terá como tema duas de suas maiores paixões: Clarice Lispector e a música negra dos EUA.
Maria Bethânia se apresentando em premiação recente
-O que podemos aprender com os 5 livros considerados os mais influentes de todos os tempos
O programa faz parte da programação da Rádio Batuta, ligada ao Instituto Moreira Salles, e traz, em cada episódio, a leitura de grandes autores misturada a gravações e canções. O tema é escolhido pela cantora, e a seleção dos textos é feita com o auxílio do poeta e pesquisador Eucanaã Ferraz – tendo o encontro como veículo, rumo ao inesperado, à poesia, ao próprio gosto e coração da cantora. No segundo episódio, segundo o site da Rádio, Bethânia “mostra o Brasil que se ama, que merece ser amado e, ainda, o que se destrói, como retratado nas palavras de Davi Kopenawa Yanomami e Cazuza”. No roteiro, Ary Barroso se encontra com Oswald de Andrade, Djavan com Mário de Andrade, Gal Costa com Vinicius de Moraes, e muito mais.
O programa terá seis episódios especiais na Rádio Batuta
-Obama recomendou estes livros para você ler no verão
Segundo revelou em entrevista recente, para Bethânia o período da pandemia e, portanto, de ficar em casa, foi também de reencontro com o blues do sul dos Estados Unidos, e a seleção dos textos para cada episódio visa realçar possíveis diálogos entre as obras apresentadas – o encontro entre o Blues e Clarice é, ao mesmo tempo, inesperado e, na visão da cantora, preciso. Cada episódio pode trazer também memórias, relatos, impressões emocionais e reflexões profundas por parte da cantora, curadora e narradora. Para a cantora, a leitura precisa ser incentivada “o tempo todo”, e é uma perfeita alternativa aos noticiários.
A jovem Bethânia ao lado de Vinicius de Moraes, em 1972
-Mano Brown anuncia podcast e nós contamos o que esperar. “Em breve nas ruas”
Leitora voraz e fiel, é provável que, em futuros episódios, autores como Fernando Pessoa, tão presente nos shows de Bethânia, também dê as caras e os textos. O que já se sabe é que outros nomes ainda mais próximos à cantora serão temas de episódios por vir: Chico Buarque tem encontro marcado com Carlos Drummond de Andrade em um “Tabuleiro” por vir, enquanto seu irmão, Caetano Veloso, será “misturado” a Arthur Rimbaud e Lord Byron. O primeiro episódio, “Clarice Lispector e a música negra norte-americana”, tem 1 hora e 10 minutos de duração, e o segundo, intitulado “Brasil, sons, sensações, palavras”, vem em 52 minutos de duração. Os programas vão ao ar, no site da Rádio Batuta, toda quinta-feira, a partir de 04/11.
Chico e Caetano também serão tema do podcast de Bethânia
Publicidade
Ô mês da gota serena, como se diz no maravilhoso nordeste. Está difícil trabalhar, manter amizades e falar de...
O fotógrafo francês Pierre Verger viajou pelo mundo fotografando, até que conheceu Salvador, cidade que ele decidiu...
Ianah Maia divide o tempo entre os estudos de agroecologia e a atuação como artista visual. Pernambucana, ela cria...
Ícones da cultura pop conquistam facilmente a admiração das pessoas e o mais interessante é como suas imagens mexem...
A galera da OX faz interações artísticas em espaços comerciais, transformando poluição visual em...
A artista germânica Gesine Marwedel gosta da ilusão e do corpo. Diferente da maioria dos ilusionistas da ótica, ela...
Fãs da cultura pop agora têm mais um motivo para amar seus personagens favoritos. Com o objetivo de aproximá-los...
Todo tatuador que se preze busca por uma marca única em seus desenhos, um traço para chamar de seu. A artista Steph...
Você já conhece suas caras, mas nunca soube a história por trás da fotografia que virou o meme mais queridinho da...