Inspiração

Cão herói ganha prêmio depois de salvar mais de 100 coalas de incêndios na Austrália

Vitor Paiva - 08/11/2021

Por sua atuação no combate aos incêndios que devastaram a Austrália em 2019 e 2020, e por ter salvado mais de 100 coalas no período, Bear se tornou um verdadeiro herói nacional, recebendo inclusive uma medalha do International Fund for Animal Welfare (IFAW), uma das maiores instituições de conservação e cuidados animais do mundo. O reconhecimento do feito é natural e evidente, a não ser um pequeno detalhe que torna a história um tanto singular: Bear é um cachorro, um simpático Koolie Australiano de 6 anos de idade, treinado para se tornar um animal de resgate que trabalhou nos incêndios utilizando seu faro apurado para encontrar animais feridos.

Bear

Bear se tornou um verdadeiro herói nacional australiano

-Cão salva rebanho de ovelha das chamas que ardem na Austrália

O cão herói foi treinado na Universidade de Sunshine Coast, no estado de Queensland, não só para oferecer seus talentos em serviços de resgate, mas também para honrar sua própria origem. Antes de trabalhar no contexto das tragédias naturais que atingiram fortemente a Austrália, Bear vivia em um abrigo, abandonado por seus antigos donos por sua energia excessiva e “entusiasmo obsessivo” para brincar. “Ele está sempre feliz em oferecer suas patas para encontrar coalas como parte de suas atividades no Detection Dogs for Conservation”, afirmou Dra. Romane Cristescu, ecologista e veterinária que lidera a iniciativa, promovida pela universidade.

Bear

Bear trabalha com outros voluntários e drones para salvar os animais

-7 fotos retratam horror de incêndios na Austrália; fumaça chega ao Brasil

“Bear e nossa equipe estão estudando os efeitos dos incêndios florestais em 2019 e 2020 sobre a saúde dos coalas e a densidade do habitat do animal em colaboração com com IFAW”, comentou a Dra. Cristescu. A veterinária lembra que o animal trabalha utilizando equipamentos e protocolos de segurança para não se ferir nem prejudicar sua saúde, e que recebe todos os devidos cuidados antes e depois dos trabalhos de resgate – além de receber doses extras de brincadeira e carinho, tanto por seus serviços quanto pelo prêmio recebido.

Bear

O cachorro herói utiliza equipamentos de segurança e recebe cuidados especiais por seu trabalho

-Coalas estão funcionalmente extintos devido a incêndios na Austrália, dizem pesquisadores

Segundo a veterinária, foram justamente a energia de sobra e o entusiasmo especial que, somados ao seu incrível olfato, que fizeram do cachorro um herói. O fundo internacional do IFAW patrocina a vida e o trabalho de Bear, que se tornou, segundo a instituição, um “raio de esperança” durante os resgates – traduzido nos 100 coalas que sobreviveram aos incêndios, graças ao trabalho do Koolie Australiano. Os trabalhos, os feitos e todo o charme do cão vêm sendo devidamente registrados, e postados frequentemente no perfil de Bear no Instagram.

Bear

Além de herói, Bear é um cachorro carismático, que faz sucesso com seu perfil no Instagram

Publicidade

© fotos: Instagram/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.