Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se tudo sair conforme o previsto, o ano de 2021 será o recordista na realização de casamentos homoafetivos no Brasil. Segundo um levantamento feito pelo g1 em parceria com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), o número de casamentos LGBTQIA+ deve ultrapassar os 10 mil. O recorde atual é de 2018, com 9.520 casamentos.
– Policial gay faz vídeo sobre vida na PM e perde porte de arma na véspera de casamento
De janeiro a outubro deste ano, o Brasil já celebrou 8.607 casamentos. A previsão é que o número de registros chegue a 10.368 no último mês do ano, principalmente por dois motivos.
Em primeiro lugar, está o fato de que dezembro costuma ser o mês com mais casamentos historicamente. Em segundo, é que a alta taxa de vacinação e a melhora no cenário da pandemia tem levado as pessoas a ficarem mais confortáveis em celebrar neste período.
Os piores meses nos números de casamentos homoafetivos deste ano foram justamente aqueles em que a pandemia apresentava os piores índices de contaminação e morte: entre fevereiro e maio.
– O sacerdote que celebra casamentos homoafetivos em luta contra homofobia
São Paulo é o estado que tem o maior número de casamentos. Foram 2.788 desde o dia 1º de janeiro até 31 de outubro deste ano. Por outro lado, considerando a população adulta do Brasil, o Distrito Federal é a unidade federativa em que mais casamentos são celebrados a cada 100 mil adultos: 13,8. O índice no país é de menos da metade: 5,1.
Vale lembrar que o recorde de casamentos em 2018 teve uma explicação contundente. Quando o presidente Jair Bolsonaro foi eleito em outubro daquele ano, muitos casais correram para legalizar suas uniões com medo de que o governo de extrema direita retirasse os direitos da população LGBTQIA+.
Em dezembro de 2018 foram registrados 3.098 casamentos homoafetivos. A título de comparação, em outubro daquele mesmo ano o número havia sido de 957.
“Os dados compilados pela Arpen-Brasil são alimentados em tempo real pelos 7.565 cartórios de registro civil do país, que devem, obrigatoriamente, enviar seus dados de nascimentos, casamentos e óbitos para a central de informações, base de dados instituída pelo provimento nº 46 do CNJ e administrada pela Arpen-Brasil“, afirmou a entidade em comunicado oficial.
Publicidade
A marca de absorventes Always - da P&G, irá remover o símbolo da Vênus (que representa o gênero feminino) das...
A África do Sul tomou a dianteira do debate imigratório. Esqueça políticas reacionárias, muros e fronteiras...
A TV Record e a Record News, controladas por Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, vão ter que...
RuPaul's Drag Race é um dos grandes fenômenos do mundo da televisão nos últimos anos. Agora, o reality...
Daiane dos Santos é uma das maiores atletas da história do Brasil. Ainda que a gaúcha de Porto Alegre nunca tenha...
A Playboy Mexico anunciou que pela primeira vez contará com uma modelo trans em sua capa. Victoria Volkova é o...
A fixação de líderes mundiais (todos do sexo masculino) em controlar a vida das mulheres esteve, mais uma vez,...
Aos 34 anos, a empreendedora e bibliotecária Ketty Valêncio decidiu que poderia tomar uma atitude para mudar a falta...
Infelizmente ainda são muitos os homossexuais que não recebem apoio de seus amigos e familiares e, essa questão fica...