Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O cantor e compositor Chico César foi motivo de comentários racistas durante a exibição do programa “Fala Conde”, no município de Conde, na Paraíba.
As falas foram proferidas pelo apresentador Byra de Jacumã, comentando mudanças no carnaval da região, que não recordou o nome o do artista, mas se referiu ao músico com desdém, em teor pejorativo sobre a importância de César, e utilizando expressões preconceituosas. Nas últimas eleições, Byra concorreu pelo PSL, então partido de Jair Bolsonaro, ao cargo de vereador na cidade, mas não foi eleito.
Alvo de comentários racistas, Chico César é um dos maiores cantores e compositores do Brasil
-De Catolé do Rocha para o mundo: a playlist da vida de Chico César
“Acabaram com nosso carnaval, que era nosso cartão postal. Fizeram um carnaval pra eles. Era aquele negrinho tocando violão nu, como era o nome dele, de Catolé do Rocha?
Esqueci o nome daquela praga, ninguém se lembra mais dele”, comentou Byra. Na sequência, Renato Vieira, também apresentador do programa, lembrou o nome do cantor e compositor, para o que Byra repondeu: “Era esse mesmo”, mantendo o tom de desdém pelo artista. Nas redes sociais, o comentário viralizou e causou imensa repercussão negativa, com os internautas não somente apontando o teor racista, como sublinhando que Chico César é um dos mais importantes compositores do país.
-Racismo: professora negra é revistada em supermercado acusada falsamente de roubo
Como tornou-se recorrente em casos públicos de preconceito, após as críticas o apresentador foi às redes sociais para pedir desculpas pelos comentários.
“Às vezes, a gente fala coisas e não tem a dimensão do que isso possa causar a outra pessoa. Logo eu. que por várias vezes sofro com isso (…) acabei por cair numa armadilha, mas sou muito homem pra reconhecer o meu erro e pedir desculpas”, escreveu o apresentador. “Em um momento onde o mundo todo incrimina o racismo, eu sofro racismo constantemente na minha vida pessoal, profissional e não poderia ter agido dessa forma. (…) Gostaria muito de pedir desculpas e dizer que isso jamais vai se repetir”, afirmou Byra, em vídeo publicado no Instagram.
Byra de Jacumã concorreu a vereador mas recebeu somente 19 votos e não foi eleito
-15 músicas que falam sobre o que é ser negro no Brasil
A Prefeitura da cidade de Conde também foi às redes, a fim de esclarecer que o programa, que vinha sendo apontado como parte da assessoria de comunicação da administração municipal, é realizado de forma independente, e que a gestão “repudia e não compactua com quaisquer atos discriminatórios, nem muito menos de racismo”.
Segundo a nota, a prefeitura de Conde tem “adotado políticas públicas para diminuir o histórico fosso de desigualdade infelizmente ainda existente em nosso país”. Até a publicação desta matéria, Chico César não havia comentado o ocorrido.
Publicidade
No Ceará, uma tenente da Polícia Militar foi presa por abandono de posto no dia 28 de outubro, após tirar sua farda,...
A suprema corte dos Estados Unidos passou a legalizar o aborto em 1973, após o famoso caso conhecido como Roe versus...
O primeiro lote da vodka Atomik, produzida com água e centeio da região de Chernobyl, na Ucrânia, foi apreendido...
A amamentação é daqueles tabus tão incômodos que um debate sobre o direito de fazê-la em público chega a ser...
Maior ídolo da história do Napoli, time de futebol que representa a cidade de Nápoles, na Itália, Diego Maradona...
O cidadão alemão Klaus Berno Fischer, de 73 anos, residente do bairro Santíssimo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro,...
Hennes & Mauritz, conhecida popularmente como H&M, é uma empresa multinacional sueca de moda presente em 41...
Está marcado para o dia 1º de março uma audiência que pode, finalmente, levar a uma Alberto Fujimori,...
A primeira missão tripulada à Lua vai completar cinco décadas no ano que vem, e, junto com o aniversário, serão...