Debate

Chico César é atacado com comentários racistas por apresentador na PB; assista

Vitor Paiva - 17/11/2021

O cantor e compositor Chico César foi motivo de comentários racistas durante a exibição do programa “Fala Conde”, no município de Conde, na Paraíba.

As falas foram proferidas pelo apresentador Byra de Jacumã, comentando mudanças no carnaval da região, que não recordou o nome o do artista, mas se referiu ao músico com desdém, em teor pejorativo sobre a importância de César, e utilizando expressões preconceituosas. Nas últimas eleições, Byra concorreu pelo PSL, então partido de Jair Bolsonaro, ao cargo de vereador na cidade, mas não foi eleito.

Chico César é um dos maiores cantores e compositores do Brasil

Alvo de comentários racistas, Chico César é um dos maiores cantores e compositores do Brasil

-De Catolé do Rocha para o mundo: a playlist da vida de Chico César

“Acabaram com nosso carnaval, que era nosso cartão postal. Fizeram um carnaval pra eles. Era aquele negrinho tocando violão nu, como era o nome dele, de Catolé do Rocha?

Esqueci o nome daquela praga, ninguém se lembra mais dele”, comentou Byra. Na sequência, Renato Vieira, também apresentador do programa, lembrou o nome do cantor e compositor, para o que Byra repondeu: “Era esse mesmo”, mantendo o tom de desdém pelo artista. Nas redes sociais, o comentário viralizou e causou imensa repercussão negativa, com os internautas não somente apontando o teor racista, como sublinhando que Chico César é um dos mais importantes compositores do país.

-Racismo: professora negra é revistada em supermercado acusada falsamente de roubo

Como tornou-se recorrente em casos públicos de preconceito, após as críticas o apresentador foi às redes sociais para pedir desculpas pelos comentários.

“Às vezes, a gente fala coisas e não tem a dimensão do que isso possa causar a outra pessoa. Logo eu. que por várias vezes sofro com isso (…) acabei por cair numa armadilha, mas sou muito homem pra reconhecer o meu erro e pedir desculpas”, escreveu o apresentador. “Em um momento onde o mundo todo incrimina o racismo, eu sofro racismo constantemente na minha vida pessoal, profissional e não poderia ter agido dessa forma. (…) Gostaria muito de pedir desculpas e dizer que isso jamais vai se repetir”, afirmou Byra, em vídeo publicado no Instagram.

Byra de Jacumã concorreu a vereador mas recebeu somente 19 votos e não foi eleito

-15 músicas que falam sobre o que é ser negro no Brasil

A Prefeitura da cidade de Conde também foi às redes, a fim de esclarecer que o programa, que vinha sendo apontado como parte da assessoria de comunicação da administração municipal, é realizado de forma independente, e que a gestão “repudia e não compactua com quaisquer atos discriminatórios, nem muito menos de racismo”.

Segundo a nota, a prefeitura de Conde tem “adotado políticas públicas para diminuir o histórico fosso de desigualdade infelizmente ainda existente em nosso país”. Até a publicação desta matéria, Chico César não havia comentado o ocorrido.

Publicidade

© foto 1: Divulgação

© foto 2: Instagram/Reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.