Debate

Conheça a cobra mais venenosa do Brasil, capturada 4 vezes em 12 dias em Santa Catarina

Redação Hypeness - 05/11/2021 | Atualizada em - 23/11/2021

Nas últimas duas semanas, os moradores da região do Vale do Itajaí estão convivendo com um perigo constante: a presença de cobras corais verdadeiras (Micrurus corallinus) foi registrada em residências da região por quatro vezes nesse período. A serpente é considerada a víbora mais venenosa do território brasileiro.

– Homem é picado no pênis por cobra píton enquanto estava sentado no vaso sanitário

Cobras apareceram em quatro residências no estado de Santa Cataria; segundo biólogos, aparição dessas espécies são comuns durante essa época do ano

As aparições das serpentes ocorreram duas vezes em Ibirama, uma em Timbó e outra em Vitor Meireles. Em todos os casos, as cobras foram encontradas em residências.

– Veneno de escorpião pode ajudar a derrotar novas variantes de Covid, apontam cientistas 

Em uma aparição do animal em Ibirama, quem viu a víbora foi a gatinha da casa. Em todos os casos, o Corpo de Bombeiros foi chamado e ninguém ficou ferido.

As cobras corais verdadeiras são extremamente peçonhentas, mas raramente atacam seres humanos. Como essa víbora não dá o bote, o contato com a peçonha costumam ocorrer quando humanos tentam manuseá-las ou pisam nelas de forma desavisada ou inadequada. Menos de 1% dos acidentes domésticos com cobras envolvem a Micrurus corallinus.

“Os acidentes geralmente ocorrem quando as pessoas tentam manusear ou pegam/pisam nesse animal sem ver”, explica Christian Raboch, especialista em serpentes ao NSC Total.

– Jiboia mais rara do mundo foi vista, sem querer, pela primeira vez em 60 anos em SP 

O biólogo ainda afirmou que o motivo para a aparição dessas cobras está no aumento das temperaturas comum da primavera. “A temperatura está mais quente e, consequentemente, esquenta o metabolismo dos animais. Aí elas começam a sair para procurar parceiros e se reproduzir e animais para comer. Por isso, aparecem na casa das pessoa”, completou o pesquisador.

Publicidade

Fotos: Destaques: Getty Images Foto 1: Reprodução/Divulgação/Corpo de Bombeiros


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.